COLÉGIO ESTADUAL MOYSES LUPION
REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO IV
CARTA Nº 195
O texto da carta nº 195, tenta solucionar tecnologias que nos dispomos no nosso dia-a-dia com a forma de utilizá-la, ou seja, não adianta existir a tecnologia se não pudermos utilizá-la de forma correta.
É certo que o texto relata a tecnologia nas mãos de artistas, o qual foge um pouco da realidade escolar, onde o professor não recebe no meio acadêmico a forma adequada de se trabalhar com essas tecnologias no ambiente escolar, o professor tem que ir se adequando e desenvolvendo ao longo de experiências, às vezes frustrantes e outras bem sucedidas. Deparando-se com diversos problemas com instrumentos sucateados e mesmo a falta de materiais, espaços físicos e até salas super lotadas.
As estruturas da escolas também deixam à desejar, fazendo com que os professores percam muito tempo de sua aula para conseguir preparar muitos materiais, interferindo no seu objetivo.
A falta de material, por exemplo, pode levar o professor a realizar uma aula tecnicista ou com experiências práticas onde, apenas o professor faz o experimento e o aluno apenas observa, fugindo da proposta da contextualização onde o aluno deve ser o produtor do seu próprio conhecimento, e o professor faz o papel de mediador.
Como forma de discussão em sala de aula, o texto pode ser utilizando como instrumento de reflexão sobre a utilização das diversas tecnologias que são utilizadas pelos alunos focando em seus aspectos e principalmente nos aspectos negativos, os quais podem interferir no seu rendimento escolar e nos perigos que este pode proporcionar se utilizado de forma incorreta.
Carlos Eduardo de Abreu Calixto
Djanete Santos
Ewerson Carlo Cabral dos Santos
Josiane Carla Marczuk
Lenir Lopes Cabral
Monique Garcia Albuquerque
Rosana Porodi da Silva
Sanzia do Pilar Machado
Valdete Terezinha Brites de Oliveira