PACTO DO ENSINO MEDIO - CADERNO V - 2015

COLÉGIOS ESTADUAIS "HELENA VIANA SUNDIM" E "ALBERTO GOMES VEIGA"

ORIENTADORA: PROFª. MARIZA HELENA BARBOSA

PROFESSORES:                   

ANA CLAUDIA PINTO      
CLAUDIO LUIS V. C. PORTO    
FRANK SHIGUEU TSUIKI     
HALIME HAMMOUD MOURAD    
HELENA MITIKO FUJIMAKY   
LÓRIS CROCCOLI   
LYDIANI MARIA DOS SANTOS PEZZINI   
OLGA INÊS KADAJSKYJ      
SANDRA MIRE DO PRADO      
SILVANIA INOCÊNCIO DE OLIVEIRA TSUIKI   
 

                        PATERNIDADE E MATERNIDADE CONSCIENTES

Este trabalho se insere na Área da Análise do Discurso (ORLANDI, 2001) e (FIORIN, 2005) em sua interface com a Teoria da Enunciação (BAKHTIN, 1992), no tratamento dos gêneros textuais envolvidos na pesquisa. Metodologicamente, as análises dos textos em sala de aula, na disciplina de matemática de forma interdisciplinar, seguiram o percurso gerativo de sentido, de acordo com as orientações de Fiorin (2005) e Barros (2005). Esta temática – Paternidade e Maternidade conscientes - surgiu da necessidade de enfrentar, no âmbito da escola, as questões relativas ao assunto. Constatamos, em princípio, que os alunos (e famílias) se deparavam com o problema de maternidade e paternidade precoces, sem planejamento. O trabalho justificou-se como proposta pedagógica para posicionar o aluno frente a este assunto polêmico. Os procedimentos planejados para a implementação do Projeto de Intervenção na Escola foram realizados no ensino médio, no Colégio Estadual “Helena Viana Sundin”, com o intuito de ponderar sobre o papel de cada indivíduo na minimização dos problemas advindos da paternidade e maternidade. Este trabalho tem como objetivo primeiro a pesquisa de recursos linguísticos baseada na leitura crítica de variados gêneros textuais, com o intuito de problematizar e refletir sobre paternidade e maternidade conscientes. Especificamente objetivamos formar o leitor crítico e maduro, ampliar o domínio de particularidades dos textos e realizar análise linguística. Os resultados obtidos através desta pesquisa demonstram que a utilização de gêneros textuais provocativos e diferenciados são recursos excelentes para abordar a questão. O interesse, postura e envolvimento dos alunos a partir deste trabalho mostram que é viável abordar a gravidez na adolescência com textos especializados no assunto.

Palavras-chave: Maternidade; paternidade; leitura; gêneros textuais; reflexão.

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Trabalho adaptado da professora : Olga Inês Kadajskyj,

 

                                   PATERNIDADE E MATERNIDADE CONSCIENTES

1 Introdução

Este trabalho se insere na Área da Estatística – Matemática em parceria com as disciplinas que interagem com o tema. .
Constatamos que os alunos e as respectivas famílias se deparam com o problema da maternidade e paternidade precoces e não planejadas. As situações adversas que surgem de uma realidade inesperada, fora da rotina já vivida, acarretam transtornos como o registros de faltas contínuas, abandono das tarefas e bancos escolares.
A constância de situações de gravidez na adolescência fez com que abordássemos o problema e, nos casos já ocorridos, abrindo espaço e diálogo para analisarmos o fato com responsabilidade. Como educadores, é comum encontrarmos jovens em crise de identidade, de relacionamento e um quase completo desconhecimento das regras sociais que regem as questões de paternidades e maternidade conscientes.
A partir disso, nosso questionamento inicial foi sobre quais as estatísticas primordiais devemos buscar e quais os gêneros textuais seriam mais adequados para a leitura e estudo para reflexão e abordagem do assunto, na escola.
De acordo com Baktin (1992), o ato de ler é um processo de interlocução entre leitor, texto e autor sendo o leitor aquele que busca significados. Na escolha dos textos para compor este trabalho, percebemos que há obras literárias, ou não, que oferecem meios para o leitor ampliar sua visão em relação ao mundo. Ao adentrar no universo simbólico e imaginário o aluno pode construir para si uma realidade carregada de sentido, sentir sujeito mais humanizado e sensível.
O aprimoramento da educação se efetiva também na experiência e no contato das situações reais de leitura (seja ela da escrita ou gráfica) abrangendo os múltiplos gêneros onde se analisa criticamente o conteúdo, considera-se o interlocutor, a situação de produção, a finalidade, o gênero a que pertence o texto, etc. Para Zilberman (2005, p.15).

A linguagem possibilita a existência de objetos a serem lidos, que podemos chamar de “textos”, envolvendo todas as suas manifestações possíveis e aceitas na qualidade de formas de comunicação entre as pessoas. Assim, a leitura, quando produzida, confirma a existência da linguagem, ao facultar e expandir sua circulação entre todos os setores da sociedade. Zilberman (2005, p.15).

 
Assim, a leitura e o levantamento de dados estatísticos das mais variadas fontes e de gêneros textuais coloca o aluno criticamente frente a assuntos polêmicos como a maternidade e paternidade conscientes foi a justificativa da proposta pedagógica deste projeto.
Aplicamos, então, um questionário que permitiu obter informações simultâneas de maior número de pessoas, uniformidade de informações e a possibilidade de rever e comprovar os registros. O referido questionário consta no apêndice deste trabalho..
O nosso interesse, no entanto, recaiu sobre as respostas dos itens (14) “Existem casos de gravidez na adolescência em sua família?” “Quantos?” e (15) “Você conhece casos de gravidez na adolescência?” “Quantos”? De modo geral, 90% dos alunos já se depararam com casos como esse.
O objetivo geral que norteou este trabalho de estatística, o qual levou a  refletir e trabalhar gêneros textuais e gráficos variados (charge, informativos, música, crônica, gráficos levantados pela pesquisa de campo e os de pesquisa bibliográfica) para conscientizar sobre o tema maternidade e paternidade responsáveis. Após termos um panorama parcial das ideias, preferências e conhecimento dos alunos utilizamos diferentes gêneros textuais relacionados com o tema, textos estes que foram aplicados nas salas do ensino médio.
Os objetivos específicos da pesquisa foram o aprimoramento da formação do leitor crítico através do amadurecimento de ideias, habilidades, de generalizações; ampliação os limites do conhecimento, domínio dos textos em suas particularidades; fornecer textos que oportunizam a pesquisa que tragam reflexão, diálogo e questionamentos sobre valores humanos e família e ainda proporcionar atividades de análise linguística a partir dos gêneros textuais utilizados em sala de aula. 

2 Fundamentação Teórica e Metodologia

A abordagem que utilizamos no tratamento dos textos aplicados na Intervenção Pedagógica se fundamenta na Análise do Discurso segundo a concebe Orlandi (2001) e Fiorin (2005) na interface da Teoria da Enunciação.
Os autores citados são as bases para entender a relevância da compreensão do funcionamento dos discursos escolares, ou seja, de analisar como ocorre a produção de sentidos pelos estudantes. A problematização da questão sociológica da Paternidade e Maternidade na adolescência se faz através da leitura crítica envolvendo o assunto.
Quando colocamos a leitura num plano de importância bastante significativa contribuímos não só para capacitar o sujeito para o exercício de decodificação dos dados levantados, como também formar pessoas reflexivas capazes de tomar atitudes conscientes frente à realidade. Compreendida dialeticamente, a leitura pode representar um instrumento de conscientização.
Para isto, é necessário que o aluno seja familiarizado e se envolva com diferentes linguagens verbais e não verbais de diferentes gêneros textuais (BAKHTIN (1992) apud FIORIN (2005)) como artes visuais, televisão, teatro, vídeos, filmes, música em muitas esferas sociais, jornalísticas, literária, publicitária, digital, tabelas, estatísticas, etc.
De forma particular, a noção de que nossa vida intelectual está intimamente relacionada aos modos e efeitos de leitura de cada época e segmento social. (Orlandi, 2001). Por este viés afirma-se que a leitura é atividade cognitiva, afetiva e significativa que se desenvolve em práticas sociais envolvendo sempre a compreensão, isto é, ler é tentar compreender, segundo renomados autores e mestres.
A condição real do levantamento de dados e suas codificações gera a  entre o texto e o contexto histórico - social: o conflito entre o mesmo e o diferente.
Na sala de aula é interessante encaminhar o discurso pedagógico do ponto de vista do professor e do ponto de vista do aluno, de forma concreta. As discussões de assuntos e dos aspectos gerais que a leitura em sala de aula possibilita tornar o discurso pedagógico em discurso polêmico ensinam o aluno a aproveitar as condições de intervir no processo educativo através de sua própria iniciativa.

3 Implementação da Intervenção Pedagógica

O planejamento do trabalho de implementação da proposta pedagógica de Intervenção na escola proposto pela apostila V da segunda fase do Pacto teve abordagem fundamentada em valores humanos, contextualizada nas práticas cotidianas através da crítica e reflexão de diversos gêneros textuais. Resultou em um estudo sócio-politico-historico da realidade escolar, desencadeando uma reflexão da problemática social, dentro da disciplina da matemática em correlação com as demais áreas do conhecimento.

3.1 Questionário

Os resultados obtidos na pesquisa foram conseguidos através do emprego de técnicas de coletas de dados com aplicação de questionário escrito, observações sistemáticas e assistemáticas, em sala de aula, situações que os alunos expressam com a liberdade do diálogo no contexto escolar promoveram a abertura e segurança para realizar o trabalho que nos propusemos.
O foco de nosso interesse na pesquisa estava centralizado nas questões que se seguem: “Existem casos de gravidez na adolescência em sua família?” “Quantos?” Os resultados estão descritos no gráfico 01.

3.1.1 Gráfico 01

  
Gráfico 01: Casos de gravidez na adolescência na família
       Fonte: Pesquisa realizada no C.E.Helena.V.Sundin, 2015

Duas outras questões foram relacionadas no questionário e destacadas como importantes no trabalho “Você conhece casos de gravidez na adolescência?” “Quantos”? Os resultados estão demonstrados no gráfico 02.

 

3.1.2 Gráfico 02

 

Gráfico 02: Conhece casos de gravidez na adolescência?
Fonte: Pesquisa realizada no C.E.Helena.V.Sundin, 2015

Os resultados das questões da pesquisa sobre os casos de gravidez na adolescência na família dos alunos, no total de 41 alunos questionados, perfazem um índice de 62 % de respostas afirmativas e 38% de respostas negativas. As respostas quantitativas totalizam 16 casos de gravidez na adolescência na família.
Na segunda pergunta sobre se conhecem casos de gravidez na adolescência 90% responderam que sim e 5% disseram não e 5% não responderam.  Para responder sobre a quantidade, disseram que 5% não conhecem casos de gravidez na adolescência, 10% conhecem um caso, 10% sabem de dois casos, 70% conhecem três casos, e 5% nada informaram.     

3.2 Textos Selecionados

Uma sequência de leituras foi organizada composta por diversos gêneros textuais da matemática, filosofia, biologia, língua portuguesa, educação física, geografia, historia e sociologia, todos com o intuito de aprofundar e amadurecer as  exposições orais, pesquisas individuais ou em grupo para socialização posterior, para a turma. Mais importante ainda foi levar textos diferentes ao conhecimento dos alunos, explicando que os gêneros circulam em todo meio social, vinculados com uma prática discursiva e funcionalidade específica.
Após explanação geral, objetivos e motivações do que seria desenvolvido até o final do semestre, efetuaram-se esclarecimentos aos alunos sobre a noção geral e detalhada da pesquisa foco, destacando a compilação dos dados adquiridos da pesquisa, onde destacaram-se diversificadas esferas de produção, formatos, suportes e intenções.
Para ilustrar o assunto em sala de aula, utilizamos o vídeo Gêneros Textuais, com 4 minutos de duração, do Programa Escrevendo o Futuro (2007), (www.youtube.com) como recurso adicional para a compreensão do assunto gênero.
E, salientamos que o percurso gerativo de sentido pode ser aplicado no estudo de todos os gêneros textuais, recurso que utilizamos para a análise dos textos selecionados.   
Apresentamos abaixo alguns exemplos utilizados em nosso trabalho de pesquisa-ação:

3.2.1 Figura 01

                              
                                                                      Figura 1: Encontro Virtual (2008)
                                                        Fonte: http://www.cellus.com.br

A charge constrói um tipo de texto visual e desenhado que focaliza uma determinada realidade, parece ingênuo e despretensioso, mas é recurso de conscientização porque de forma sutil alimenta, denuncia, critica e informa ao mesmo tempo em que é um recurso discursivo, com teor ideológico.
O autor apresenta nessa composição texto e desenho. Uma leitura atenta, aliada à vivência e conhecimento prévio do leitor, vão proporcionando associações despercebidas inicialmente.
No plano de conteúdo fizemos o estudo utilizando o percurso gerativo de sentido. No nível fundamental verificamos a ocorrência das oposições (contradições) e as complementaridades. No nível narrativo observamos o(s) sujeito(s) da narrativa e o objeto de valor destinador/destinatários, manipulador, competência, desempenho (performance) e sanções. No nível discursivo consideramos o tempo, espaço, atores, enunciador/enunciatário, persuasão, cena enunciativa, ethos (valores morais e sociais).
No plano da expressão lê-se a integração dos elementos visuais com verbais, tipo de letra, coesão, pontuação e recursos sintáticos, etc. Como atividade depois da leitura do texto (charge) os alunos elaboraram um texto respondendo a pergunta da jovem com as características reais do ator na charge e outro texto que responderam pergunta da jovem onde os alunos colocaram as suas próprias características.

3.2.2 A Música

A prática iniciou-se com a sensibilização. Depois de ouvir a música Anjo do Céu de interpretação de Armandinho, os alunos acompanharam com a leitura da letra impressa com estímulo para despertar o interesse para o conteúdo a ser trabalhado e buscar dentro de si uma abertura para que ocorra (ou não) a identificação de significados ou valores. A música foi ouvida, cantada de posse com a letra e fez-se uma leitura do texto nos aspectos que se sobressaem, tecidos no nível narrativo e nível descritivo e fundamental. 

Anjo do Céu 
                          Marcelo/Marrara/Quim/Patra

Um anjo do céu que trouxe pra mim
É a mais bonita, a jóia perfeita.
Que é pra eu amar, gota cristalina
Tem toda inocência.
Vem, ó meu bem
Não chore não, vou cantar pra você.
www.terra.com.br/sonora
Os alunos observaram com quem e de quem se está falando, se isto está explícito, se o eu lírico fala para uma mulher (é a mais bonita) ou para uma criança, podendo ser homem ou mulher, no caso de ser criança, na letra da música. O entendimento do texto teve inserções de comentários descritos a seguir.
A alusão a uma criatura celestial que trouxe uma criatura da terra que é portadora de beleza, pureza, inocência e valor (joia). O significado da palavra jóia, o que nos remete a expressão gota cristalina e o que se opõem na letra da música foram observados. A discussão de como a mulher é representada na música e sobre os papéis atribuídos ao homem e à mulher na sociedade teve a participação dos alunos que manifestaram calorosamente a suas impressões.
Para complementar fizemos uma intertextualização apresentando a charge Sombras. A charge se utiliza de recursos gráficos e do humor para retratar fatos que sensibilizam o autor.

3.2.3 Figura 02

                                              
                                            Figura 02: Sombras
                                    Fonte: www.dukechargista.com.br

Os alunos observaram o quadro e responderam perguntas sobre o que é engraçado ou nos faz rir neste quadro, que e quem representam os dois atores desta charge.  Eles comentaram a postura de cada um dos personagens retratados e refletiram sobre as ideologias que se percebe inseridas nesta charge.

4 Considerações Finais

O entendimento geral das pessoas é que leitura estatística, é uma tarefa para obter informações, ou entretenimento ou aprendizagem de saberes, distanciando-se dos intentos sociais diversificados. Dentro da escola, leitura é entendida como decodificação, desconhecendo seus propósitos como interlocução ou prática social.
Assim sendo, o processo de leitura trabalhada na escola não condiz com as expectativas da maioria dos alunos porque a vida que pulsa dentro e fora da sala de aula exige abordagens e discussões dos textos que aparecem. Também requer leituras formativas, ressaltando valores, e discutindo comportamentos mas não nos referimos aos sermões e conteúdos moralistas. A escola, porém, não pode ser indiferente aos fatos que ocorrem com os próprios alunos e aos textos mostrados pela mídia deve esclarecer as intenções, ideologias e modismos contidos ali.
Assim, perante a necessidade e interesse de trabalhar com os alunos o tema Paternidade Maternidade Conscientes este trabalho utilizou como suporte pedagógico de Língua Portuguesa os recursos dos gêneros textuais pesquisados. A análise linguística foi realizada respeitando-se o momento educativo e o conteúdo curricular do professor. 
Concluímos que os gêneros textuais escolhidos foram adequados para tratar do assunto proposto com aprendizado significativo referente ao processo de leitura, compreensão, interpretação, análise linguística e produção textual oral ou escrita.
É interessante trabalhar e valorizar as publicações, artigos de autores locais porque há trabalhos de qualidade. Ao insistir com o autor o nosso desejo de inserir o texto tio to grávida no nosso trabalho, não imaginamos a reação de espanto dos alunos, a princípio, por ler uma crônica que fala das ruas, locais, fatos familiares, depois o estudo fluiu com facilidade, com interação.
Lembramos que o tema, por ser universal, sem alardes expõe valores vitais imanentes à natureza humana. Uma figura de uma família idealizada, a que todos sonham, poderia ser apresentada no início do trabalho (ou em qualquer momento) existente no imaginário de cada pessoa e representa um arquétipo.
Nós, professores, após pesquisa e estudo das questões possíveis, levamos para a sala de aula, textos e conteúdos para questionamentos, discussão e possibilidades de ensino que a leitura oferece. Consideramos que foi e é viável contribuir com o nosso trabalho, olhar o ser humano, alunos ou não, de forma humanizada, com o enfoque da gravidez na adolescência, família e conscientização.
Este trabalho teve como objetivo primeiro a pesquisa de recursos matemáticos baseada na leitura crítica dos mãos  variados aspectos, com o intuito de problematizar e refletir sobre paternidade e maternidade conscientes. Especificamente objetivamos formar o leitor crítico e maduro, ampliar o domínio de particularidades dos textos e realizar análise linguística, através da Leitura e Problematização.Os resultados obtidos através desta pesquisa demonstram que a utilização de gêneros textuais e diferenciados são recursos excelentes para tratar a questão. O interesse e envolvimento dos alunos a partir deste trabalho mostram que é viável abordar a gravidez na adolescência.

Referências

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BAKHTIN, Michail Estética da criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

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BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do texto. 4ª. Ed. São Paulo: Ática, 2005.

BURSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica.  8ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

CRESPO, Antonio Arnot.  Estatística Fácil.  São Paulo: Saraiva, 2009.

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FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2005.

GERALDI, João W. (org.) O texto na sala de aula. 3ª. Ed. São Paulo: Ática, 2002.

GONÇALVES, Adriane da Costa: O que é ser homem e ser mulher? Porto Alegre: PUC/RS. Jornal Mundo Jovem, n° 402, Novembro, 2007.

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MUSSALIM, Fernanda; Bentes, Anna Christina. Introdução à Linguística. Domínios e Fronteiras. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, E.P. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso.  Campinas: Pontes, 1996.

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VIEIRA, Sônia.  Elementos de Estatística.  São Paulo: Atlas, 2012.

VYGOTSKY,L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo:Martins Fontes, 1991.

ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro (org). Leitura perspectivas indisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.

 

Obras consultadas on line

youtube.com - Programa Escrevendo o Futuro - Gêneros Textuais; 4 min; 2007 – Vídeo.
youtube.com - "Poema Enjoadinho" de Vinicius de Moraes; 4 min - 2006 – Vídeo.
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/visit.php?cid=14...
http://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2010/Tema%205%20-%20Aluno%20(8%C2%BA%20e%209%C2%BA%20ano%20do%20EF).pdf
http://www.webartigos.com/articles/22486/1/UMA-PERSPECTIVA-SEMIOTICA-SOB...
www.viniciusdemoraes.com.br/

 

Apêndice

1 Questionário
1. Nome:
2. Idade:
3. Em que bairro você mora?
4. A sua família é constituída por:
 Pai  Mãe
 Padrasto  Madrasta
 Avô  Avó
 Irmão (quantos) (    )  Irmã (quantos) (    )
 Filho (a) do meu padrasto (    )  Filho (a) daminha madrasta (  )
5. Quantos contribuem no sustento econômico de sua casa?
6. Você se considera uma pessoa feliz? (sim) (não) Por quê?
7. Cite 5 itens mais importantes em sua vida.
8. Você não poderia viver sem...
9. A escola aborda assuntos pertinentes à vida?(sim) (não) Como?
(  ) palestras, (   ) teatros, (   ) trabalho escritos, (   ) filmes/vídeos, (   )aulas.
10. De acordo com as notícias que vê, ouve e lê todos os dias de que, em sua opinião, as famílias têm mais necessidade?
11.  Quais destes elementos que devem ser mais abordados na escola:                                                                                                                                      (    ) bons relacionamentos e amizade                              (    ) namoro / ficar.                      (    ) respeito aos: pais/filhos, filhos/pais, família.              (    ) sexualidade                                                             (    ) Crença / Religião / Fé                                                (    ) violência                                                 
12. Cite quatro palavras relacionadas com família.
13. Escreva o que é família.
14. Existem casos de gravidez na adolescência em sua família? (    ) não (    ) sim. Quantos?
15. Você conhece casos de gravidez na adolescência? (    ) não (    ) sim. Quantos?