O trabalho pedagógico escolar parte do currículo que tem uma base de expressão e da função social da escola, portanto, é necessário, tomarmos como referência a cultura escolar, as práticas curriculares já existentes, os modos e códigos de organização sem perder de vista o contexto sócio-histórico-cultural. O currículo do Ensino Médio passou por muitas mudanças no decorrer do tempo. Para os nossos dias é preciso uma formação integral do indivíduo partindo das experiências vividas na escola e trazidas pelos educandos, organizando assim, um currículo adaptado para as diferentes juventudes que frequentam a nossa escola, respondendo a expectativa e a necessidade dos nossos alunos, independente de trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Da análise dos itens do PARECER CNE/CEB Nº: 5/2011: 2. Direito à educação; 5.1 Trabalho, ciência, tecnologia e cultura: dimensões da formação humana; 5.2 Trabalho como princípio educativo; 5.3 Pesquisa como princípio pedagógico; 6. Desafios do Ensino Médio; 6.1 Função do Ensino Médio no marco legal; 6.4 Formação e condição docente, resultaram as seguintes considerações:
* A grande preocupação em ofertar ao estudante o seu direito à educação com qualidade e que garanta sua formação integral não apenas como preparação para a vida de trabalho e mercado profissional, mas também como um ser humano atuante no mundo e participativo em seu meio social.
* Fazer da educação uma preparadora de cidadãos participativos e interventores na sociedade para aprimorá-la constantemente.
* O pouquíssimo tempo de preparação que o professor brasileiro tem atualmente para se preparar, estudar, se basear cientificamente em pesquisas, estudos e práticas cientificas.
De acordo com a análise da RESOLUÇÃO Nº 2/2012: Capítulo II Dos sistemas de ensino, o grande desafio está em atrelar o sistema de ensino, a maneira como são ofertadas as disciplinas e os conteúdos tradicionais, científicos e culturais à vida cotidiana do aluno, local, específico e conseguir trabalhar essa necessidade imediata com vista na formação humana, integral. Acaba-se gerando imensa expectativa por parte da elaboração dos planejamentos pedagógicos e a ansiedade surge de executar com a maior eficiência possível esses planejamentos.
A educação é um processo contínuo, além de aprimorar o conhecimento do aluno e compreender o seu cotidiano, a escola proporciona o aprendizado científico, tendo por essa finalidade a educação não é apenas transmitir conhecimento, mas explorar os talentos e potencialidades dos alunos que já foram formados ao longo de sua vida, e seu caráter de cidadão será moldado no decorrer do tempo, sendo assim proporcionar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral. Mas para que esse aprimoramento se desenvolva, a escola deve oferecer uma ação curricular integrada para uma formação humana e integral.