Pacto Colégio Guilherme de Almeida Santa Izabel do Oeste

LEITURA E PROBLEMATIZAÇÃO

 

A área de linguagem tem como essência a comunicação humana, ela não ocorre só por palavras mas de diferentes formas de linguagens.

O professor deve fazer com que o aluno tenha um olhar reflexivo sobre os contextos onde ele está inserido, fazer ele olhar para o discurso de forma mais critica, olhar diferenciado sobre sua realidade.

O ensino de Língua Portuguesa divide-se em dois eixos:

Eixo Metodológico: Iniciação a pesquisa, e suas tecnologias;

Eixo epistemológico: Leitura e problematização

A partir desses eixos, o professor deve organizar seu trabalho e propor práticas de trabalho com várias formas de linguagens como, linguagem oral, escrita, corporal e visual. Também deve criar situações mobilizadoras que façam com que os alunos reflitam , façam escolhas, levantamento de hipóteses através da leitura e problematização, usando constantemente as tecnologias porque o sujeito está atualizado. Faz-se necessário Em capacitar o aluno com os múltiplos letramentos.

Para Antônio Nóvoa, Para cumprir a sua missão de educar para a cidadania, os projetos e as comunidades educativas têm de contemplar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos, mas também o aprender a ser. Sem essa consciência personalista, sem o crescimento pessoal de uma verdadeira estrutura autônoma vertebrada por valores e convicções, os cidadãos não ultrapassarão o limiar de indivíduos enquadrados nas estruturas cívicas como consumidores passivos dos esquemas sociais apresentados”.

 

No ensino de Arte, o estudante se percebe e se interroga. O objetivo da arte é que o aluno aprecie uma obra e reconheça as condições de produção e a intencionalidade do autor, bem como o contexto histórico-social que a inspirou. A leitura e a problematização causam reflexão.

Dentro dessa importância, cabe ao professor mediador estimular o estudante à leitura, à problematização e à reflexão para que ocorra a mudança e o entendimento da arte,exposta à contemporaneidade à heterogeneidade do sujeito, tornando-o critico e reflexivo.

No ensino de Educação Física, se tem a leitura corporal como metodologia da disciplina e deve ter como foco as práticas corporais e a compreensão de seus gestos. O professor deve desafiar o aluno a resolver a problematização. A partir da realidade do aluno a contextualização do conteúdo e interdisciplinaridade contribuem para a aquisição do conhecimento científico e do desenvolvimento integral do ser humano.

O ensino da Língua Estrangeira Moderna, tem como conteúdo estruturante o discurso como prática social e os textos como unidade básica no ensino de língua estrangeira.

O ensino de análise linguística ocorre, partindo sempre do texto. E através de intervenções pedagógicas que valorizem os conhecimentos prévios, que estimulem a pesquisa, tendo a problematização como desafio bem como reflexões sobre a língua materna, são proporcionados os conhecimentos científicos. O objetivo do ensino de línguas são as praticas sociais significativas. A comunicação é a essência das praticas sociais. Abordagem metodológica deve estimular a iniciação à pesquisa para que o aluno torne-se sujeito da construção do conhecimento, tendo o professor como mediador na constituição dos saberes, a partir da própria atuação do sujeito. Construção de novos saberes ocorre a partir de saberes anteriores; na verdade, é uma reconstrução deles.

Segundo Mario Osorio Marques,, a referência da escrita à leitura, somente ela, a faz significativa. Como nos sonhos, a oralização da escrita lhe dá sentido, os muitos sentidos que as muitas possíveis leituras irão desvendar, ou melhor, configurar, pois só a virtual oralização faz do escrever um ato de significar. O estudante do Ensino Médio está inserido na era das tecnologias, o professor deve aproveitar esta ferramenta para mediar e melhorar a aprendizagem.