PACTO – CADERNO II – ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL – COLÉGIO DOM MANOEL KONNER – SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR
PACTO – CADERNO II– ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL – COLÉGIO DOM MANOEL KONNER – SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR
ORIENTADOR DE ESTUDO: PATRICIA GRIZ
CURSISTAS: CELIMARA CRISTINE LIMA STRELOW, CLAUDIA BATISTA DOS SANTOS, JOANA LEDESMA BLANCO, LAIRCE TEREZINHA BOSCHI MORGENSTERN, LUIZ OUCHAR JUNIOR, MABEL DA SILVA CAMPOS, MAIKON PAVEI BOFF, MARCOS ANTONIO GHISLERI, MARIA LUCIANA SOCZEK, MARIA MADALENA DE FARIAS TREVISAN, MARLI APARECIDA SILVA GARCIA, MICHELE TOMAZ COLPO, PATRICIA GRIZ, PAULA DANIELE DEPINE SCARAMUSSA, PAULO CESAR DE MOURA, RITA DE CASSIA CORRENTE, ROSENIR DE SOUZA PINTO, THAIS MICHELLI DOS SANTOS VIEIRA, MARINES VIEIRA PIMENTEL DE ALMEIDA, MARCIA DA LUZ LEAL, JOSIANE CAMARGOS DA SILVA, ROSELI DOS SANTOS MANUEL QUILANTE, MARIA SUELY SARAGIOTO, TERCILO KOREN, MARIA GORETE NUNES, CELIA REGINA DAGOSTIM, NEIDE APARECIDA BERNARDI.
No caderno II realizamos duas atividades uma foi uma carta e a outra uma pesquisa com os alunos, pois como professores sentimos a necessidade de realmente saber o que eles estão pensando e sentindo em relação ao meio escolar. Aplicamos a atividade em todas as turmas do ensino médio em todos os períodos e nos cursos técnicos (Formação de docentes, secretariado e Técnico em informática).
Na primeira atividade mandamos uma carta para nossos alunos onde eles poderiam escrever o que quisessem com relação a escola ( professores, diretor, ambiente escolar) e o que sentiam sobre as aulas. Abaixo esta a carta e também um resumo de alguns dos anseios dos alunos.
Carta: dos professores ao jovem estudante
Prezado jovem estudante,
Temos algumas coisas em comum. Estamos falando como alguém que já esteve em uma situação similar a sua, há alguns anos. Também já fomos jovens, já tivemos nossas peraltices e rebeldias, enfrentamos muitos problemas típicos da adolescência. Sabemos que ser estudante não é nada fácil também, ainda mais quando, diante de nós, temos professores que, ao invés de motivar, inovar, preparar de vez em quando uma aula diferente da sua convencional, só lhe expõe o mesmo e simples quadro negro de sempre.
Gostaríamos de saber, se seria possível trazer essa energia da juventude, suas experiências e saberes para que juntos transformássemos a vida da nossa escola? Como faria para usar seus esforços para se tornar mais rico culturalmente? Quais as suas perspectivas para o futuro? Aceitaria o desafio do diálogo para que a escola seja um ambiente interessante para todos?
Se aceita, vamos fazer da escola um lugar com significado, onde se ampliam os horizontes, na qual professor e aluno compreendam-se e trabalhem pelo mesmo ideal: viver e conviver bem em sociedade. Temos muito que aprender uns com os outros, afinal você na escola, na família, na sociedade, é cada vez mais, protagonista e atuante, um comunicador “antenado” nas mudanças sociais e tecnológicas, que anseia por elas, pois vive em um mundo cada vez mais globalizado. Você é esse jovem, com suas tribos, seus grupos e redes sociais, traz a característica de possuir uma energia capaz de fazer grandes mudanças. Tudo isso, pois cresceu numa época privilegiada, em que as tecnologias o cerca por todos os lados e você domina ferramentas que até nós, professores, muitas vezes somos leigos.
Preocupamo-nos muito com você, jovem estudante, por isso queremos repensar em nossa convivência na escola e sentimos a necessidade de uma interação maior e de um comprometimento de ambas as partes, com certeza todos ganharão com essa troca de experiências.
Para que isso se torne realidade, necessitamos sua resposta em forma de correspondência, o mais breve possível.
Agradecemos a atenção!
OBTIVEMOS AS SEGUINTES RESPOSTAS:
• Materiais rasurados e cadeiras desconfortáveis para 4 horas de aula.
• Melhorias nas estruturas, como os tetos, que estão com goteiras e mais quadras cobertas e em bom estado.
• Deveria ter sempre uma reforma que modificasse o espaço, pois o novo estimula. Como os novos materiais de início de ano nos dão um novo ânimo, assim seria com as possíveis reformas constantes.
• Rever as regras do celular.
• Mais diálogo, principalmente, na tomada de decisões, que a direção tivesse uma relação mais aberta.
• Mais união entre os próprios professores.
• Mais atividade em grupo, mais passeios..
• O trabalho das pedagogas deveria ser revisto.
• Ocorrem muitas agressões verbais das pedagogas.
• Pedagogas muito rígidas.
• É preciso mais atitude de ambas as partes.
• Palestras que orientem os alunos na escolha profissional.
• Esperam melhorar a convivência.
• Relação mais aberta, mais amizade e orientação para o futuro.
• Cursos preparatórios para o ENEM.
• Materiais didáticos de Física, Química e Matemática, principalmente.
• Mais aulas práticas e pesquisas de campo.
• Aulas diferentes.
• É preciso que os professores leiam mais. Observação: professores acomodados, com leitura muito restrita.
• Tem aulas que são sem sentidos e algumas avaliações são incoerentes.
• Características de alguns professores: indispostos, desinteressados, estressados, inexperientes, mal humorados, não usam as novas tecnologias.
• Reconhece que alguns alunos não deixam os professores explicarem.
• Ameaças de punições não cumpridas.
Um aspecto importante e lembrado também:
• A escola não pode apenas ceder, é um local que precisa ter regras, pois nela há a convivência do coletivo e é comum ocorrerem divergências.
De forma geral, os alunos, disseram que a a maioria dos professores estão bem intencionados e preocupados em transpor o ensino aprendizagem, um ou outro professor se apresenta apático e desmotivado com a educação.
Afirmaram ainda, que na verdade não existe culpados em relação à evasão e repetência, que os próprios alunos não tem interesse e boa vontade em se dedicar e aproveitar a oportunidade que lhes é dada em relação aos estudos.
Disseram que as aulas deveriam ser mais dinâmicas e empolgantes, já que muitos vêm do trabalho, sentem cansaço e sono.
Estão cientes da importância da escolaridade, mas que querem ‘curtir’ a juventude, o momento, pois esta fase é passageira e não volta mais.
Em suma, segundo os mesmos, a educação é um mal necessário, que cabe mais a eles se conscientizarem e levarem mais a sério o ensino.
Na segunda atividade realizamos uma pesquisa com os alunos sobre as perspectivas do futuro, trabalho e também o uso da tecnologia, pois também gostaríamos de saber o quão os nossos alunos, sonham com o futuro e também como usam e para que os recursos tecnológicos.
QUESTIONÁRIO SOBRE TRABALHO, TECNOLOGIA E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
1-Trabalha: ( ) NÃO ( ) SIM – há quanto tempo______
2-Formal (carteira assinada) ( ) NÃO ( ) SIM
3-Faixa salarial__________4-Quantas horas por dia?_______
5- Quantos dias na semana?___________________________
6-Qual a finalidade do seu salário?______________________
7-Se não trabalha, pensa em trabalhar enquanto esta cursando o ensino médio e por quê?
8-Qual a sua expectativa para o futuro?
9- Você faz algum tipo de curso profissionalizante?
( ) NÃO ( ) SIM, qual curso?______________________
10- Você tem pretensão de cursar uma Universidade?
( ) NÃO ( ) SIM, qual curso?______________________
11- Irá fazer o ENEM ( ) NÃO ( ) SIM
TECNOLOGIAS
12- Faz uso de quais tipos de aparelhos tecnológicos
( ) Computador
( ) Celular
( ) Tablet
( ) Notebook
13- Quais aplicativos
( ) Facebook
( ) Watts whap
( ) Twitter
( ) e-mail
( ) sites de pesquisa
( ) Instagram
14-Quanto tempo fica conectado por dia?________________
15- Quanto tempo gostaria de ficar conectado por dia?______
16- É mais importante conversar pessoalmente ou pela internet?_________________________________________
17- Você tem mais amigos em redes sociais ou reais?_____________________________________________
18- Assinale duas alternativas em cada questão:
Escola
O que mais gosta da escola:
( ) Disciplinas
( ) Professores
( ) Amigos
( ) Intervalo
( ) Avaliações
( ) Atividades extras
O que menos gosta da escola:
( ) Disciplinas
( ) Professores
( ) Amigos
( ) Intervalo
( ) Avaliações
( ) Atividades Extras
19-Cite razões de permanência na escola____________
20-Cite razoes para o abandono escolar_____________
- Logue-se para poder enviar comentários