PACTO – CADERNO I – ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL – COLÉGIO DOM MANOEL KONNER – SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR

ORIENTADOR DE ESTUDO: PATRICIA GRIZ
CURSISTAS: CELIMARA CRISTINE LIMA STRELOW, CLAUDIA BATISTA DOS SANTOS, JOANA LEDESMA BLANCO, LAIRCE TEREZINHA BOSCHI MORGENSTERN, LUIZ OUCHAR JUNIOR, MABEL DA SILVA CAMPOS, MAIKON PAVEI BOFF,  MARCOS ANTONIO GHISLERI, MARIA LUCIANA SOCZEK, MARIA MADALENA DE FARIAS TREVISAN, MARLI APARECIDA SILVA GARCIA, MICHELE TOMAZ COLPO, PATRICIA GRIZ, PAULA DANIELE DEPINE SCARAMUSSA, PAULO CESAR DE MOURA, RITA DE CASSIA CORRENTE, ROSENIR DE SOUZA PINTO, THAIS MICHELLI DOS SANTOS VIEIRA, MARINES VIEIRA PIMENTEL DE ALMEIDA, MIRELY CRISTINA PANAZZOLO VITORASSI, MARCIA DA LUZ LEAL, JOSIANE CAMARGOS DA SILVA, ROSELI DOS SANTOS MANUEL QUILANTE, MARIA SUELY SARAGIOTO, TERCILO KOREN, ELIZABETE DE VARGAS, MARIA GORETE NUNES, CELIA REGINA DAGOSTIM, NEIDE APARECIDA BERNARDI.

Um dos  maiores  desafios enfrentados atualmente no sistema escolar é  a permanência e o sucesso do aluno na escola. Este é decorrente da desmotivação do aluno. Provavelmente, pela falta de atividades lúdicas e práticas docentes que instiguem o mesmo a pensar e interagir. Essa  falta de interesse dos jovens gera um alto  índice de evasão escolar principalmente no noturno. Os alunos acabam evadindo-se da escola, pois buscam alternativas imediatas, querem a sua liberdade financeira e a busca pelo trabalho  que dificulta o interesse pela escola e é nessa luta que a escola fica em segundo plano.
A clientela de nossa escola é composta por alunos de baixa e média renda,  apenas  18% dos alunos  recebe bolsa-família. A clientela tem  uma diversidade cultural variada pois os alunos que formam o público do colégio são na maioria da área central do Município de Santa Terezinha de Itaipu (PR), também vem de áreas rurais no entorno no município e também da Aparecidinha que uma área rural de Foz do Iguaçu(PR).  Muitas famílias são  desestruturadas, alguns são criados por tios e avós. A fonte de renda de grande parte é o contrabando, motivo pelo qual muitos se envolvem com o tráfico de drogas.
Os alunos do Ensino médio são na sua maioria  de classe econômica baixa e com pouco acesso cultural,  pouca perspectiva na educação, baixo rendimento salarial no ambiente familiar o que  levam os jovens a trabalhar cedo, a partir disso esses jovens ficam vulneráveis a várias atividades ilegais e o envolvimento com bebidas, drogas e a sexualidade fazem parte do "pacote" social a que eles estão inseridos. A falta de diálogos com os pais também são fatores muito presentes nessa realidade. Diante do quadro apresentado percebe-se que nossos jovens são vitimas de uma sociedade mau estruturada com poucas possibilidades de mudança e com crescente índice de desinteresse das autoridades competentes para que haja uma mudança de visão onde podemos garantir uma educação de melhor qualidade.
Para melhorar o sistema educacional e visar manter esse aluno um maior tempo na escola é necessário mudanças na prática pedagógica, uso da interdisciplinaridade, incentivos para a utilização de meios tecnológicos, como o celular, para a pesquisa em classe. Promover o encontro sistemático entre cultura e trabalho, fornecendo aos alunos uma educação integrada ou unitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, da evolução técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho. Implica também á competência técnica e o compromisso ético, que se revelem em uma atuação profissional baseada pelas transformações sociais, políticas e culturais necessárias à edificação de uma sociedade igualitária. Para isso é preciso incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
É de comum conhecimento que a escola enquanto instituição formal, responsável pela educação, passa por um momento de transição social pela qual devemos direcionar seus objetivos, visando que a escola como instituição mediadora do conhecimento e da atividade social é voltada para a formação da cidadania, percebe que a realidade social e econômica do país não atende os anseios desejados pela classe; por isso, é lúcido afirmar que a educação também urge por repensar seus objetivos e reestrutura-se.