PACTO ( CADERNO 1) COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PEDRO LUIZ MESSIAS

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo Pedro Luiz Messias
TRÊS BARRAS DO PARANÁ – PR.

 

Professores Cursistas:
Ana Alice V. Pavan.
André L. Theisen.
Edimar Bissoto.
Eliane B. Bianchin.
Iédio J. Carabolante.
Iodete T. Bresola.
Ionete M. B. Garcia.
José Carlos C. dos Passos.
Leonir de F. Barbosa.
Marcia I. Rossi.
Mayara Borges.
Mayara L. R. de Carvalho.
Mayara M. Doré.

 

REFLEXÕES DO CADERNO 1

Reflexão e Ação (item 1).
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique – individualmente e em grupos os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
R: Os desafios encontrados no sistema educacional atualmente tem por consequência a falta de perspectiva, o imediatismo acompanhado da desestruturação familiar, onde os jovens não veem o estudo como melhoria no futuro. Outro ponto é o trabalho cedo, que muitos alunos acabam trabalhando pela necessidade financeira e abandonando o ensino médio. Exemplo disso é a falta de maturidade e a evasão que é intensificada pela falta de motivação no meio familiar, o desinteresse, a falta de integração família e escola e os problemas sociais. São fatores que influenciam e desafiam como poderemos transformar a nossa realidade.

Reflexão e Ação (item 3).
Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registre, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.
R: Constatou-se que as práticas pedagógicas que contribuem para a transformação desta proposta na escola, não estão apenas voltadas a função de ensinar de passar o conhecimento, mas de ter que educar esquecendo que esta tarefa é da família e não da escola. Outra questão central é a formação de professores e a sua valorização, sendo uma forma coerente de obter estes objetivos. Dentro desse raciocínio outra das dificuldades que devem ser superadas é o comprometimento da iniciativa privada através do trabalho, a falta de estímulo do aluno estudar, a valorização da importância do estudo, as parcerias com setores públicos onde o conhecimento seja mostrado como algo útil para seu desenvolvimento.

Reflexão e ação (item 4).Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?
R: A ideia central do texto em relação à educação e a participação da universalização do ensino médio apresentam como proposta trazer palestras sobre autoestima despertando no aluno à valorização em adquirir o conhecimento. Políticas públicas com ação de formação voltadas para a família preparando as estruturalmente para o conhecimento. Estruturas físicas em ambientes voltados à aprendizagem podem facilitar esta universalização.