Superar a cultura enraizada em nossa história desde a origem da escola pública de formação de trabalhadores, muita gente continua defendendo a idéia de que: “quanto mais cedo o jovem ingressa no trabalhar, melhor trabalhador ele será”, outros afirmam que “o trabalho controla o jovem aí ele não comete bobagens e aprende valorizar o que seus pais lhe dão”. Há também os que dizem “o trabalho para o pobre começa cedo, o estudo é para filho de burguês”. Superar estas crenças e construir uma cultura que leve o jovem a perceber que começar cedo no trabalho, só como aprendiz e com horário de estudo garantido. Muitas famílias de trabalhadores, o jovem (filhos) que começa trabalhar cedo, ajuda financeiramente em casa se auto sustenta e assume a responsabilidade de pagar água, luz etc. Por outro lada estudos mostram que os filhos das classes mais abastadas só começam trabalhar após a conclusão do curso superior e de uma pós graduação. A diferença salarial deste jovem é em média três vezes maior do que o jovem das camadas populares que apenas terminou mo Ensino Fundamental.
: Os jovens que freqüentam o Ensino Médio no CE Novo Horizonte são filhos de trabalhadores e também desde muito cedo vão para o mercado de trabalho nas mais diversas atividades produtivas. Como filhos da classe trabalhadora, aprenderam a trabalhar desde muito cedo, visto que a maioria das famílias entende que o trabalho é uma atividade formadora e de controle social. Portanto arranjar cedo um trabalho para o jovem é também, controlá-lo, diante das “oportunidades”,que ele terá caso não trabalhe, de fazer coisas erradas”. Nossos alunos do Ensino médio trabalham desde muito cedo em atividades de chão de fábrica, tais como: indústrias de brinquedos, de móveis, de medicamentos, de produtos eletro eletrônicos, de confecção de vestuário e outros. Alguns, geralmente os mais carentes e com famílias numerosas, com crianças ou com idosos e com pessoas com necessidades especiais, trabalham na construção civil, outros em metalurgia, ou na prestação de diferentes serviços, tais como vendedores, mecânicos, técnicos em eletro eletrônico etc.
Tomar o trabalho como principio educativo é propor um projeto de trabalho que contemple a historicidade de toda produção humana cientifica, cultural e tecnológica e artística. É na verdade construir outra estrutura temporal de conteúdo e com um metodologia mais voltada a realidade imediata do jovem. Uma metodologia em que o professor traga para o centro do debate pedagógico das suas aulas as experiências dos jovens trabalhadores, seus problemas existenciais e a partir deles e na discussão de sua disciplina realize a transposição didática. Ou seja: instrumentalize o jovem para atuar no seu espaço e no mundo de maneira criativa superando aquela prática do trabalhador para o chão da fábrica pela visão da construção do sujeito para o mundo.
Qualquer resposta que se der a esta questão será sempre parcial e terá o peso e o lugar de quem fala, portanto minhas contribuições, para esta análise são questões refletidas a muito tempo. Penso que em primeiro lugar para universalizar o Ensino Médio é necessário maior investimento do governo em políticas públicas de atendimento aos jovens trabalhadores. Por exemplo: aqueles jovens que desejam estudar, mas que não podem ou não querem deixar o trabalho, por que este lhe garante pertencimento social e de consumo.A maioria dos jovens querem consumir, querem ter seu próprio dinheiro, o que para alguns garante certa independência e para outros, o trabalho e o salário, aumento a renda familiar. Os jovens das classes trabalhadoras desde muito cedo aprendem que trabalhar desde cedo é garantir acesso a sociedade de consumo. Diante disso penso que:
- Estado e Colégios públicos deveriam fazer uma parceria maior com as empresas onde os jovens trabalham para exigir que as mesmas só contratem ou mantenham nas vagas de trabalho, quem estiver estudando (controle mensal, por um assistente social, que acompanhará a jovem não deixando que ele se evada.
- O Estado garantir bolsa de estudo para jovens oriundos de família de baixa renda, que sejam assíduos e que necessitam trabalhar para se manter.
- Reformular o modelo de ensino médio ampliando o período de 3(três) para 4 (quatro) anos. Para que a carga horária de horas aula, para o ensino noturno fosse menor (três horas por noite)
- Equipar as escolas com recursos pedagógicos (laboratórios e bibliotecas),atualizados, para atrair o jovem á leitura, pesquisa e produção.Espaço esportivo de qualidade, para garantir o acesso, a aprendizagem e o sucesso.