A outra face da moeda

Em recente estudo do caderno II- tendo "O jovem como sujeito do Ensino Médio e sua relação com os professores", a equipe de estudos, do Colégio Professor Nilo Brandão, realizou debates para observar reações e opiniões dos alunos, sobre os assuntos que constam do caderno. As referidas reuniões e debates foram muito proveitosos, pois houve uma aproximação e participação dos educandos para questionamentos e ideias, que não se observa no dia a dia em sala.
          Fazendo uma síntese destes debates obtivemos os seguintes resultados:

          # Maior valorização dos profissionais da educação (salário, cursos, concursos, hora atividade).
         
          # A escola como modelo de formação, para que o aluno se torne um cidadão pleno e  pronto para os concursos ( ENEM- Vestibular), como também para o mercado de trabalho.
         
           # As escolas estaduais necessitam, não só de mudanças curriculares, como também laboratórios (de Ciência, Informática, Arte,etc.), devidamente equipados e modernizados. Mais atividades extracurriculares (esportes, arte etc.).
           
           # A falta de compromisso dos alunos, advindo do próprio sistema (facilidade de aprovação), até mesmo pela superlotação das salas de aula.
    
           # Maior participação por parte dos alunos (Grêmio Estudantil) e da Comunidade Escolar em assuntos pertinentes a estes e à escola, pois na atualidade poucos participam da realidade escolar, seja pela contingência da vida moderna, onde a família trabalha
e delega  responsabilidades à escola, seja pela pouca vontade e acomodação do próprio jovem.
  
           Enfim, observamos que, salvo alguns, o jovem está consciente da problemática da educação, só não gosta de se envolver, exatamente por estar uma fase de perguntas e tentando se conhecer.

Grupo de estudo:
CLARA MARIA CUNICO BACH PADILHA
CLIMERIO GALVAO
CRISTIANE SKRENSKI
DORIVAL FRANCISCO DE FREITAS
FERNANDO AUGUSTO FARIA
LEANDRO POLESE
TANIA TERESINHA AZILIERO BELLO