Colégio Estadual José Bonifácio de Campo Bonito, Paraná.
A grande maioria dos alunos possuem valores e conseguem delimitar quais pertencem a sua personalidade. Possuem ambições de estabilidade financeira e reconhecem a formação escolar como caminho fundamental para estas conquistas. entretanto, apresentam uma compreensão simplista de como realizar estes objetivos e uma relativa apatia por parte eles no que se refere a responsabilidades, compromissos e atitude, para a realização de seus planos ou ideais.
Já a atividade de investigação desenvolvida com os educandos visava estabelecer uma ampliação no caráter investigativo e autônomo mediante pesquisa, com a finalidade de propiciar uma aprendizagem significativa e de mediação interdisciplinar; sendo a principio desenvolvido nas disciplinas correspondentes as Ciências Humanas.
Partindo como objeto/problema, a proposta de analisar a forma como os educandos compreendem a escola enquanto instituição pública. Entendendo como relevante questão a disparidade existente entre a não percepção que existe hoje em nossa comunidade escolar sobre a diferenciação entre espaço público e privado. Inicialmente fora proposto, uma pesquisa de caráter qualitativo de caráter amostral, buscando detectar por meio de uma investigação livre, quer seja de cunho individual, recorrendo a outras formas de pesquisa ou entrevista com familiares ou membros da comunidade cuja a temática era: O que se compreende por espaço público e privado? Ou questões condizentes sobre a quem diz respeito a manutenção, e os direitos e deveres para a sociedade com estas instâncias.
O resultado destas pesquisas em sua grande maioria demostrou que a comunidade possui conhecimento formal onde conseguem definir conceitualmente, e também definições de caráter mais intuitivo ou opinativo.
Embora, seja notável destacar o fato de conhecerem estes aspectos, isto em uma considerável quantidade de elementos da comunidade mas não conseguem transmitir estas definições ou relacionar com suas práticas cotidianas. Partindo destas observações os conteúdos foram direcionados para as disciplinas correspondentes, com o objetivo de revisar as práticas concernentes a compreensão efetiva da temática.