Os temas dos últimos anos e algumas dicas para a redação do ENEM

Parte importante da nota final do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a redação requer que o estudante tenha domínio do gênero dissertativo-argumentativo e esteja por dentro das atualidades do Brasil e do mundo. Como os temas de redação do Enem costumam ser de cunho sociológico ou filosófico, a apresentação de uma resolução para o problema, que pode ser explanada na conclusão, é uma boa dica.

Os temas dos últimos anos de redação do Enem abordaram a imigração para o Brasil, o viver em rede no século 21 e o trabalho na construção da dignidade humana. Para Ednir, da Oficina do Estudante, esse estilo deve ser mantido nesse ano. "Eles têm abordado temas de cunho social, que todos os brasileiros conhecem e vivem", analisa. "Ano passado, imigração, foi um ponto fora da curva. Embora seja comum, não era algo que a maioria estava informada".

Seguindo esse padrão, a docente acredita que o tema de 2013 pode estar envolvido com os movimentos populares, como os de minorias (homossexuais, deficientes físicos, etc) e a questão de terras indígenas.

Confira os temas dos últimos anos de redação do ENEM:

- O tema da redação do Enem em 2012 foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". A prova trazia como texto de apoio aos candidatos um excerto de texto do site do Museu de Imigração explicando o contexto dos movimentos imigratórios para o país e dois outros textos sobre a imigração de bolivianos e de haitianos;

- Em 2011, os candidatos foram convidados a formular uma dissertação com o tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Havia dois trechos de textos e uma tirinha como material de apoio;

- Em 2010, os participantes deveriam elaborar uma redação sobre o tema "O Trabalho na Construção da Dignidade Humana". Foram disponibilizados dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho;

- No ano de 2009 o tema foi "O indivíduo frente à ética nacional". O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos;

- Em 2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar;

- O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de redação do Enem 2007. O candidato era convidado a refletir sobre "o desafio de se conviver com as diferenças";

- O poder de transformação da leitura foi o tema do Enem 2006. O candidato recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos;

- Em 2005, o trabalho infantil foi a proposta de redação do Enem.

Mudanças

Após redações apresentarem trechos com receita de macarrão e hino de time de futebol, o Enem passará por mudanças na correção dos textos a partir desse ano. Escrever frases completamente desconexas com o resto da dissertação agora dará nota zero ao estudante.

A prova também vai ter correções mais rigorosas em relação a ortografia. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, erros ortográficos serão aceitos como excepcionais e sem reincidência.

Outro fator que mudou foi em relação a discrepância para as redações terem uma terceira avaliação. Até o Enem 2012, era preciso ter diferença de 200 pontos entre as notas dos avaliadores. Neste ano, a diferença para uma prova ter terceira avaliação será de apenas 100 pontos.