Os sujeitos do Ensino Médio: possibilidades e dificuldades para garantir a Formação Integral do Sujeito - COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JÚLIA WANDERLEY - CASCAVEL

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) objetivam a Formação Humana Integral, alicerçadas na perspectiva de que trabalho, tecnologia, ciência e cultura devem constituir-se em elementos principais do currículo dos alunos no Ensino Médio no Brasil. Além disso, as diretrizes concebem o trabalho enquanto princípio educativo e a pesquisa enquanto princípio pedagógico no processo de formação dos adolescentes e jovens desse nível de ensino. Portanto se faz necessário a reformulação do currículo, para que os conteúdos sejam mais significativos para os alunos, de forma que possam relacionar os conhecimentos ao seu contexto de vida, concretizando-se na práxis.

         A possibilidade para garantirmos a Formação Integral dos Sujeitos pode ser percorrida pela ciência. Como escola e educadores que somos possuímos a possibilidade de ensinarmos aos adolescentes e jovens o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.  Dessa maneira o conhecimento de cada parte da realidade constitui os campos da ciência, que são as disciplinas científicas. Conhecimentos assim produzidos e legitimados socialmente ao longo da história são resultados de um processo empreendido pela humanidade na busca da compreensão e transformação dos fenômenos naturais e sociais.
         Nesse sentido, a ciência contribui na elaboração de conceitos e métodos cuja objetividade permite a transmissão para diferentes gerações, ao mesmo tempo em que podem ser questionados e superados historicamente, no movimento permanente de construção de novos conhecimentos.

         As dificuldades para cada uma das disciplinas do currículo para garantir a Formação Integral do Sujeito concentra-se nos aspectos tecnológicos e culturais de nossos alunos. O desenvolvimento da tecnologia visa à satisfação de necessidades que a humanidade se coloca, o que nos leva a perceber que a tecnologia é uma extensão das capacidades humanas. A cultura deve ser entendida como o modo de vida de uma população e corresponde a valores éticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade. Através da tecnologia temos acesso a informação porem,  pela falta de cultura possuímos grande dificuldade para transformação da informação em conhecimento e como consequencia em sabedoria. Nossas escolas através das disciplinas curriculares precisam resgatar a reflexão crítica sobre os padrões culturais que se constituem em normas de conduta de um grupo social.

         A pesquisa como princípio pedagógico torna-se imperativa diante da produção acelerada de conhecimentos, característica deste novo século, trazendo para as escolas o desafio de fazer com que esses novos conhecimentos sejam socializados de modo a promover a elevação do nível geral de educação da população.

         Enfim, a equipe do Ensino Médio deste Estabelecimento de Ensino continuará sua luta por expressar a necessidade de reforma e flexibilidade no que se refere ao entendimento do que seja um currículo voltado à integração dos diferentes conhecimentos.