Os sujeitos do Ensino Médio do CE Marcílio Dias e o abandono.

              No início do ano letivo de 2014, o Colégio Estadual "Marcílio Dias", Ensino Fundamental e Médio, localizado em Guaraqueçaba teve 194 alunos matriculados no Ensino Médio e até agora temos: 13,9% de abandono e desistência e 5% de transferidos.

              Encontramos sujeitos da sede (parte urbana da cidade), da zona rural (estrada) e das águas (ilhas), na qual o colégio atende 13,4% de alunos que utilizam o transporte escolar (rodoviário e marítmo).

              O perfil desses sujeitos são: filhos de pescadores, funcionários públicos (estadual e municipal), agricultores. Os nossos alunos não tem uma espectativa de avançar os estudos devido a condição financeira, e afalta de infraestrutura na cidade (emprego), e alguns acabam saindo da cidade em busca de melhores condições.

              De fato, a evasão escolar no noturno é maior que do diurno e destacamos alguns motivos: sendo a família de baixa renda, os filhos são obrigados a entrar no mercado de trabalho para ajudar na renda familiar, dependendo da epoca do pescado, safra e entressafra alguns alunos abandonam a escola para dedicar a pesca e isso também acontece na zona rural, pois a plantação da Palmeira Real (palmito), seu extrativismo (subsistência) leva abandonar a escola. Outro fator, que foi identificado, alguns professores não incentivam, ajudam seus alunos e atribuem notas baixas e eles acabam não gostando do professor e abandonam. O casamento também contribui para que algumas alunas deixem de frequentar a escola e principalmente a família que não valoriza os estudos dos filhos.