OS SONHOS

Colégio Estadual Cruzeiro do Sul.
Curitiba – Paraná.

Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Os Projetos de Vida e os Jovens

Ao estudarmos e refletirmos sobre as identidades dos jovens que frequentam o Ensino Médio de nosso Colégio, algumas indagações foram realizadas:
Em que medida os sentidos atribuídos à experiência escolar motivam os jovens a elaborar projetos de futuro?
Qual a importância de projetar o amanhã?
Nossos jovens têm-se questionado: “Para onde vou”? “Quem sou Eu”?
A construção do Projeto Pessoal de Vida começa com uma pergunta existencial: Qual é o meu lugar no mundo? Para responder a esta questão é necessário recordar a história pessoal e compreender a realidade em que está inserido. Diante dessas reflexões, nos debruçamos em analisar a realidade do jovem que frequenta nossa escola. Constatou-se que o grande desafio a que nós educadores devemos nos propor é averiguar as razões da ausência de motivação do aluno para a aprendizagem, analisá-las, e buscar estratégias eficazes que ajudem a reverter este quadro.
Motivar os estudantes é um dos aspectos mais difíceis para quem é educador do Ensino Médio. Estes estudantes começam a demonstrar o desamparo aprendido; consideram a si mesmos um fracasso e não veem razão nenhuma para sequer tentar melhorar. Eles se sentem como casos perdidos e desistem de tentar atingir o sucesso. Entretanto, existem maneiras para que a escola e seus educadores façam a diferença.
Para tanto, tentamos através de um trabalho mais dinâmico, uma aproximação maior com o corpo discente de nosso colégio. Saber quais são seus sonhos, seus anseios e, a partir disso, criar estratégias para um trabalho mais próximo voltado a realidade e interesse deles.

O Ensino Médio na Prática...

Do Sonho à realização

  A escola não é apenas um espaço de inspiração, ela é também um lugar de processo de realização. Baseando-se neste princípio, o Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, convidou a professora Elsa Lima para trabalhar com os alunos do Ensino Médio do noturno, o que intitulou de “Os Quatro passos do Sonho à realização”. Envolvidos numa dinâmica e motivados pela professora Elsa, os alunos perceberam que os sonhos dão sentido à vida. Como objetivos de vida, eles impulsionam nossas ações. Aquele que não sonha não sabe para onde ir e quem não sabe para onde ir corre o risco de chegar a lugar nenhum.
Contudo, maiProfessora Elsa Lima pela sua colaboração no trabalho desenvolvido.

“A esperança não é sentimento, mas decisão. Se sentimento, alimentar-se-á das alegrias, perdendo suas forças frente as tristezas. Se decisão, tornar-se-á sustento para todos os momentos” (Elsa Lima - Formada em filosofia, pela UFPR, com especialização em Filosofia da Educação, pela UFPR).

Confira as fotos:s do que sonhar, eles compreenderam a importância de aprender a realizar. Dessa forma, os estudantes elaboraram uma estratégia para realizar o percurso necessário entre o sonho e a realidade. Tal percurso se iniciou com o estabelecimento das metas, determinando a importância de focar os projetos formulados. Nesse primeiro passo, os alunos estabeleceram um planejamento, com as ações necessárias à conquista dos seus próprios sonhos. No seguimento do trajeto, eles analisaram os possíveis desafios a serem enfrentados no processo da realização, compreendendo, como um terceiro passo, a necessidade da perseverança para se alcançar o sonho. Por fim, todos refletiram sobre a presença constante daqueles que, apoiando seus sonhos pessoais, concretizam, com eles, esse caminho de conquista e realização. Da família aos amigos, muitos são os companheiros, nesta longa jornada.
No término da reflexão, todos construíram, com os próprios sonhos, um filtro dos sonhos. Apresentando a rica simbologia presente nesse elemento da cultura indígena de uma tribo norte americana, a professora incentivou à elaboração significativa desse artefato.

Agradecimentos à Professora Elsa Lima pela sua colaboração no trabalho desenvolvido.

“A esperança não é sentimento, mas decisão. Se sentimento, alimentar-se-á das alegrias, perdendo suas forças frente as tristezas. Se decisão, tornar-se-á sustento para todos os momentos” (Elsa Lima - Formada em filosofia, pela UFPR, com especialização em Filosofia da Educação, pela UFPR).

Confira as fotos: