Chico Buarque foi muito lembrado por esses dias em função do seu aniversário de 70 anos. Para homenageá-lo, escolhemos postar aqui um de seus discos voltado ao público infantil, “Os Saltimbancos” que foi um disco memorável lançado em 1977.
Tudo começou em 1976, quando Chico, em passeio pela Itália, conheceu o disco infantil I Musicanti, com músicas de Luis Enríquez Bacalov e texto de Sérgio Bardotti. Inspirado no conto dos Irmãos Grimm.Com as bases originais em mãos, Chico traduziu e adaptou o texto à realidade brasileira. E, mesmo partindo de uma obra que já existia, conseguiu imprimir uma linguagem mais teatral à obra, trazendo contribuições significativas, principalmente na composição dos quatro personagens.Por toda essa contribuição e autonomia que a adaptação conquistou, Bardotti considerava Chico como um “co-autor” do musical. O resultado não poderia ser outro: sucesso imediato, atingindo em pouco tempo 100 mil cópias vendidas (um recorde pra época), e a formação de um público novo, o infantil. Ninguém podia prever, mas Saltimbancos virou um fenômeno em pouco tempo, e suas canções são referência até hoje.
A encenação do espetáculo infantil Os Saltimbancos aconteceu no mesmo ano em que o disco foi lançado, em 1977, e foi realizada no Canecão. A montagem se tornou histórica, recebeu indicação para o Prêmio Mambembe de melhor ator para Pedro Paulo Rangel, Grande Otelo e Marieta Severo, mas acabou ganhando na Categoria Especial, que premiou Chico Buarque pela adaptação da obra.
Também foi lançado o filme deste musical, que foi quase uma extensão da obra original. Renato Aragão, um dos integrantes do grupo Os Trapalhões, foi pedir ao compositor autorização para adaptar Saltimbancos para o cinema. Para sua surpresa, Chico não só gostou da ideia, mas adaptou a história para o quarteto de humoristas, adicionando novas músicas, junto com Bardotti e Bacalov.
Enfim, para quem foi, ou não criança, na década de 70 e 80, vale a pena conferir a criatividade e beleza musical desta obra adaptada de Chico.(também coloquei num outro post apenas a música “História de uma gata”, interpretada pela Nara Leão)