COLÉGIO ESTADUAL DOZE DE NOVEMBRO- REALEZA/ PR
PROFESSORES: MOACIR FURTADO, ELIANE BERNARDO DA SILVA ALVES, NEIVA DE PARIS CHIOSSI, ROSE DE FÁTIMA ANTUNES DE ALMEIDA, EVERLEY MARIA CHICANOSKI RANZOLIN, DIRCELEI INES SCHMIDT RAMPANELLI, CARMEN REGINA DOS SANTOS, ROSELI TARTARI, OLGA ANDREIS MARAFON DOS SANTOS, PEDRO PAIM DA LUZ, ALAIR DO PRADO, MARIZA BASSO SOSSELA, SANDRA REGINA SAUGO BONATTO, CATIA CILLENE PRINZ e LUZIA DO CARMO DE OLIVEIRA LUZ.
CADERNO 1 – 12/08/2014
OS PIORES INDICADORES DO E.M.
O ensino médio atualmente tem um dos piores indicadores da educação brasileira; pois é esta etapa da educação básica que se concentram as maiores taxas de abandono escolar devido a diversos fatores que muitas vezes estão longe do alcance dos educadores as causas estão na sociedade como um todo, índice que mede a qualidade de nossas escolas segundo a ONG todos pela Educação alguns estados estão melhorando o índice das avaliações proposta para analise. revelam que apenas 10,3% dos alunos brasileiros terminam o ensino médio. Devido a falta de condições básica das famílias os jovens tem de trabalhar mais cedo e os Objetivos proposto para 2022 não serão alcançado colocando em xeque os objetivos traçados . Já que um dos principais dilemas da educação contemporânea é aquele que gira em torno da permanência dos alunos do ciclo médio nos bancos escolares, atraídos pelo número de estímulos e pela velocidade da sociedade, a escola lhes parece enfadonha. No entanto, muito do que lhes parece fora de propósito nessa fase - experiências, relações, conhecimentos - só irá adquirir sentido ao longo do tempo. Muitas vezes acaba por não fazer, por diversos motivos, entre eles o abandono da escola. Portanto, cita algumas colegas, diante de todas essas questões, é preciso reavaliar o sistema de ensino com novas práticas pedagógicas que venham superar os grandes desafios dessa fase de escolaridade, objetivando a formação integral do aluno, para que este possa exercer a cidadania e conseqüentemente a sua permanência nos bancos escolares com os olhos voltados para o ensino superior.
“É agora ou nunca”, diz a doutoranda em Educação e presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude, Fabiana Costa. “A fase do ensino médio é crucial para ganhar ou perder a geração. Ali são apresentadas várias experiências aos adolescentes. Ele pode se tornar um ótimo cidadão pelas décadas de vida produtiva que tem pela frente ou cair na marginalidade”. Pois o ensino médio deve passar por reformulação o quanto antes pois depende basicamente do de um envolvimento de toda as instancias publicas para resgatar e fortalecer tendo qualidade, pois o problema é antigo, mas torna-se mais grave e urgente. Pode-se ressaltar os problemas apontados nos testes nacionais e a má colocação do País nos principais rankings internacionais ou olhar pelo lado positivo, de que o acesso à escola está perto da universalização e a comparação de índices de qualidade dos últimos anos aponta uma trajetória de melhora. É muito fácil entender porque os jovens entram no ensino médio e não terminam o curso chegando poucos como revelam as pesquisas, os jovens precisam de bolsa como incentivo para permanência . Pensamos que está bolsa incentivo seja um meio; mais deve - se tomar certos cuidados: como ser implantada gradativamente e o aluno assumir compromisso de não faltar e talvez essa cobrança em forma de trabalhos dos conteúdos e também trabalhar em contra turno. Mais é só sugestões.COLÉGIO ESTADUAL DOZE DE NOVEMBRO- REALEZA/ PR