Os jovens, os sentidos do trabalho a escola e suas tecnologias digitais

COLÉGIO ESTADUAL PIONEIROS, FOZ DO IGUAÇU/ PR
REFLEXÃO CADERNO 2  ETAPA 2
Os jovens, os sentidos do trabalho a escola  e  suas tecnologias digitais

A juventude e as relações que estabelece com o trabalho, a educação e a família têm se tornado, nos últimos anos, tema de muitas discussões que visam não apenas compreender as relações do jovem com o mundo do trabalho e com a educação, mas também propor alternativas que possam vir a oferecer possibilidades para a minimização dos graves problemas que os jovens enfrentam para inserção, permanência e valorização no trabalho.
Um grande problema é que, no contexto das sociedades contemporâneas, o jovem convive com a incerteza e riscos com relação ao mercado de trabalho. Em um quadro de grandes desigualdades sociais, o desemprego e o trabalho precário ou sem proteção legal têm sido a marca da inserção juvenil no mundo do trabalho. Embora os jovens tenham conhecimento de seus direitos, muitas vezes não o exige por medo de perder o seu emprego. Por outro lado os jovens por falta de experiência não consegue trabalho por que não tem a idade adequada ou experiência em determinada função.
Nesse contexto, há uma explosão de novos conceitos, e os jovens se deparam com grandes impasses ao buscarem seu direito de trabalhar, de estudar, de realizar seus sonhos e projetos de vida. Como acrescenta Von Döllinger (1997, p. 2), "Cunham-se expressões novas e ao mesmo tempo resgatam-se idéias antigas: o fim da história, o desencantamento, a pós-modernidade, o pós-industrialismo e a terceira revolução industrial" são termos que deixam de estar restritos ao meio acadêmico e entram no dia a dia das pessoas. Neste cenário de novas concepções, os jovens se sentem inseguros e despreparados para atuarem como atores protagonistas na sociedade em que vivem.
O celular é hoje a principal mídia portátil usada pela juventude brasileira por vir se caracterizando como ferramenta apropriada para a produção de conteúdo multimídia. Com o celular digital, os jovens estão se transformando em produtores e distribuidores de conteúdos multimídia para grupos e redes. Isto porque o celular, com sua alta mobilidade e portabilidade, é capaz de ser multifuncional em áudio e vídeo, permitindo à juventude assumir uma postura ativa, participando como agente transformador e construtor da realidade, interagindo, sendo fonte, receptor e transmissor simultaneamente.
Mas a internet não substitui a conversa olho no olho, a maioria  dos jovens preferem conversar pessoalmente os assuntos importantes, por que pessoalmente pode – se ver a expressão o olhar e se a pessoa está mentindo ou não. A internet deve ser usada de forma segura, sabendo com quem está e o que está  falando, sem correr o risco de ser mal interpretado.