Os jovens e o sentido da escola

O JOVEM E O SENTIDO DA ESCOLA

O sucesso ou fracasso na relação professor aluno, são naturalmente complexos pois resultam da articulação dos mesmos, como o engajamento dos jovens na história cultural da instituição escolar, cuja função  é formar cidadãos, isto é, ensiná-los a construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico e ético.
Nossos jovens normalmente são alunos oriundos de classe média baixa,  filhos de pais em desordem social e muitos em situação de risco. Com este olhar a escola deverá promover uma gestão democrática e participativa, caso contrário possivelmente irá falir qualquer modelo de educação escolar, baseada apenas em transmissão de conhecimentos.
Portanto, a escola é um conjunto de micro redes, distribuídos entre alunos e professores demonstrando que em educação, existem muitas questões acerca do uso de redes sociais para que a escola crie ambientes de aprendizagem capaz de fomentar o interesse dos alunos pelos conteúdos do currículo em modalidades de pesquisa e produção de conhecimentos, valorizando o vínculo entre professor e aluno. Esses ambientes devem funcionar como plataformas para uma nova cultura escolar, garantindo a adesão dos envolvidos em um processo de aprendizagem, rico em perguntas interessantes e respostas que explorem a curiosidade de todos os envolvidos. Habitualmente o que ocorre é que alguns alunos estudam e trabalham simultaneamente, muitos trabalham com subcontratação. Sabe-se também que a insegurança do aluno trabalhador passa a fazer parte do cotidiano, visto que a instituição não oferta um horário diferenciado a este, dificultando sua permanência.
Para tanto, há necessidade de incentivos à busca de conhecimento e informação de forma autônoma e independente por meio de recursos disponíveis, como bibliotecas  dinâmicas e atuais com espaços com atividades diferenciadas  para as  situações diversas do cotidiano escolar, visto que em sua maioria, nossos alunos veem a escola como um ponto de referência significativo, mas diante da realidade a qual a escola está inserida, um lugar não tão dinâmico onde várias ações são repetidas é preciso enfocar em recursos dinâmicos para que o sucesso da proposta aconteça.
Uma forma de chamar os alunos que possuem dificuldade de se colocar perante seus professores, seria a uma carta, que estimularia a prática de relacionamento social diferenciado e aberto. Sem dúvida, a escola inova quando inaugura uma gestão que pactua a importância do trabalho educativo para todos: direção, professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade.

Tania Mara Rosina Scomasson

Tania Mara Gonçalves

Franciele Alves Laureano

Gildamir de Lima Formiga

Maria Elizabete Oliveira da Rosa

Airton Delponte

Colégio Estadual Vidal Vanhoni-Paranaguá-Pr