Os fundamentos matemáticos na análise da relação população mundial versus alimentos

Participantes:

Adriane do Rocio Pires Macedo

Alex Oleandro Gonçalves

Alex Souza Vitório

Algacir Gaspar

Danielle Maciel da Silva

Débora dos Santos

Deusimari Valle Paulin Martins

Gleici Simioni Cordeiro Kiche

Alexandre José Alves

Gilson Gonçalves da Silva

Kelly Cristina Luiz

Luciana Ceccon Mocellin

Lusicler Rodrigues Vieira Werneck

Marcia Aparecida Fracaro Kiche

Maria Aparecida Lopes de Oliveira

Maria Izabel Itarare

Marlene Kaled

Mayra Inês do Carmo

Maysa Nara Eisenbach

Rosimeire Lopes de Oliveira Thomazini

Simone Rodrigues de Freitas

Sonia Maria Ceccon Mocellin

Luane Viana Schwartz

Flavia Elisa Zornoffe

 

Tema: Os fundamentos matemáticos na análise da relação população mundial versus alimentos

 

Introdução

Percebe-se claramente a necessidade das escolas incluírem em seus currículos, práticas interdisciplinares nas mais diferentes áreas do conhecimento, para promover a formação de cidadãos com conhecimentos científicos, filosóficos, políticos e sociais, sensibilizados e inseridos de forma crítica nos primórdios da sociedade contemporânea.

Embasados nestes princípios e considerando especialmente os objetivos da escola pública, onde o seu papel primordial é a construção da democracia social, da política e da cidadania, importa definir e planejar ações que conduzam o trabalho educativo para atender as transformações exigidas pela modernidade.

Neste sentido, faz-se necessário uma educação científica voltada a formação e inserção dos educandos nos contextos em que se apresenta a sociedade, para o exercício da cidadania pelas múltiplas relações entre práticas interdisciplinares no ensino, embasado pelas grandes áreas do saber e da Matemática como uma das possibilidades para a sua melhoria.

Uma análise do fazer pedagógico cotidiano, pressupõe em práticas escolares de mobilização da cultura matemática na perspectiva da formação de conceitos e as implicações de um conhecimento articulado, para criar condições de se considerar na matemática escolar situações vivenciadas pelos alunos fora da escola.

Problematização

A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1976-1834), foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobre o princípio da população.

Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, …), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, …).

Por que as previsões catastrofistas as dos “neomalthusiano” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram?

Objetivos:

Estimular os estudantes no estudo da Matemática, buscando sua contextualização por meio da apresentação de conhecimentos relacionados a outras áreas do saber, na compreensão desta como um pensar que permita interpretar o mundo em sua volta.

Fundamentação Teórica

Caracterizar o pensamento matemático é uma atividade complexa em que os critérios para a escolha de conteúdos escolares devem favorecer o desenvolvimento integral do sujeito.

Segundo Follador (2011, p. 13) a escola tem o papel de socializar novos saberes e sistematizar os saberes empíricos dos estudantes, de modo a prepará-los tanto para continuar seus estudos quanto para o mundo do trabalho. Assim, faz-se necessário o uso das ferramentas que a Matemática oferece, no sentido de construir experiências que promovam o desenvolvimento dos diferentes, todavia articulados, modos de raciocinar da Matemática, possibilitando aos estudantes mobilizá-los em todas as áreas de conhecimento.

É necessário possibilitar que cada um dos estudantes compreenda suas aprendizagens e desenvolvimentos, cabe ao professor usar sua disciplina como instrumento para atingir os objetivos maiores, que contribuam para desenvolver uma atitude positiva em relação a Matemática. Todavia “o aprendizado dos conceitos matemáticos consiste em saber pensar, raciocinar e construir. Saber calcular é uma importante habilidade a ser aprendida, mas é melhor adquirida como um produto da construção” (WADSWORTH, 1997, p.186).

Estratégias de ação

Para valer-se da Matemática na estrutura de seu pensamento em apreender o mundo, a proposta a ser desenvolvida parte da contextualização e interdisciplinaridade com atividades de Matemática que envolvam diversos conhecimentos de diferentes áreas e suas relações com o pensamento matemático.

A temática a ser desenvolvida com os alunos do Colégio Estadual Campos Sales, no período de uma semana, trata-se da relação população versus alimentos, estruturada conforme a tabela:

Componente Curricular

Breve descrição da atividade

Tipos de pensamento matemático envolvidos

Matemática

Problematização sobre o aumento populacional mundial x alimento.

Desenvolver cálculos de razão e construção das sequências numéricas de P.A , P.G. Probabilidade.

Lógica dedutiva.

Lógica não determinística

Pensamento indutivo.

Geografia

Problematização sobre o aumento populacional mundial x alimento, explicando as seguintes Teorias Demográficas: Teoria de Thomas Robert Malthus, Teoria Neomalthusiana e Teoria Reformista.

Lógica dedutiva e geométrico espacial.

Pensamento indutivo.

Língua Portuguesa /Língua Inglesa

 

Leitura e interpretação do texto: Somos 7 bilhões ( The Economist, 2011).

Compreensão e tradução do texto acima citado.

Lógica não determinística

Pensamento indutivo.

Biologia / Física

Mutação gênica-transgênicos. Doenças Locomoção e transporte de cargas (alimentos).

Lógica dedutiva

Lógica não determinística

Pensamento indutivo.

 

 

Resultados esperados

Espera-se que com o desenvolvimento desta temática, possa haver por parte dos educadores envolvidos na ação a importância do trabalho integrado e a seleção de abordagens significativas com metodologias que envolvam conhecimentos de diferentes áreas.

No contexto dos educandos, possa haver maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático, através da contribuição e presença em outras áreas do saber. Identificando a Matemática como atividade humana, com contextos, uma ferramenta essencial para interpretar situações problemas referente a vivências específicas e de ação global.

Referências Bibliográficas

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II- Caderno V: Matemática?Ministério da Educação. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

 

WACHILISKI, Marcelo. Didática e Avaliação: Algumas Perspectivas da Educação Matemática. Curitiba: Ibpes, 2007.

 

WADSWORTH, Barry J. Piaget para o professor da pré-escola e 1° grau. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1987.