Os fundamentos matemáticos na análise da relação população mundial versus alimentos
Participantes:
Adriane do Rocio Pires Macedo
Alex Oleandro Gonçalves
Alex Souza Vitório
Algacir Gaspar
Danielle Maciel da Silva
Débora dos Santos
Deusimari Valle Paulin Martins
Gleici Simioni Cordeiro Kiche
Alexandre José Alves
Gilson Gonçalves da Silva
Kelly Cristina Luiz
Luciana Ceccon Mocellin
Lusicler Rodrigues Vieira Werneck
Marcia Aparecida Fracaro Kiche
Maria Aparecida Lopes de Oliveira
Maria Izabel Itarare
Marlene Kaled
Mayra Inês do Carmo
Maysa Nara Eisenbach
Rosimeire Lopes de Oliveira Thomazini
Simone Rodrigues de Freitas
Sonia Maria Ceccon Mocellin
Luane Viana Schwartz
Flavia Elisa Zornoffe
Tema: Os fundamentos matemáticos na análise da relação população mundial versus alimentos
Introdução
Percebe-se claramente a necessidade das escolas incluírem em seus currículos, práticas interdisciplinares nas mais diferentes áreas do conhecimento, para promover a formação de cidadãos com conhecimentos científicos, filosóficos, políticos e sociais, sensibilizados e inseridos de forma crítica nos primórdios da sociedade contemporânea.
Embasados nestes princípios e considerando especialmente os objetivos da escola pública, onde o seu papel primordial é a construção da democracia social, da política e da cidadania, importa definir e planejar ações que conduzam o trabalho educativo para atender as transformações exigidas pela modernidade.
Neste sentido, faz-se necessário uma educação científica voltada a formação e inserção dos educandos nos contextos em que se apresenta a sociedade, para o exercício da cidadania pelas múltiplas relações entre práticas interdisciplinares no ensino, embasado pelas grandes áreas do saber e da Matemática como uma das possibilidades para a sua melhoria.
Uma análise do fazer pedagógico cotidiano, pressupõe em práticas escolares de mobilização da cultura matemática na perspectiva da formação de conceitos e as implicações de um conhecimento articulado, para criar condições de se considerar na matemática escolar situações vivenciadas pelos alunos fora da escola.
Problematização
A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1976-1834), foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobre o princípio da população.
Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, …), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, …).
Por que as previsões catastrofistas as dos “neomalthusiano” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram?
Objetivos:
Estimular os estudantes no estudo da Matemática, buscando sua contextualização por meio da apresentação de conhecimentos relacionados a outras áreas do saber, na compreensão desta como um pensar que permita interpretar o mundo em sua volta.
Fundamentação Teórica
Caracterizar o pensamento matemático é uma atividade complexa em que os critérios para a escolha de conteúdos escolares devem favorecer o desenvolvimento integral do sujeito.
Segundo Follador (2011, p. 13) a escola tem o papel de socializar novos saberes e sistematizar os saberes empíricos dos estudantes, de modo a prepará-los tanto para continuar seus estudos quanto para o mundo do trabalho. Assim, faz-se necessário o uso das ferramentas que a Matemática oferece, no sentido de construir experiências que promovam o desenvolvimento dos diferentes, todavia articulados, modos de raciocinar da Matemática, possibilitando aos estudantes mobilizá-los em todas as áreas de conhecimento.
É necessário possibilitar que cada um dos estudantes compreenda suas aprendizagens e desenvolvimentos, cabe ao professor usar sua disciplina como instrumento para atingir os objetivos maiores, que contribuam para desenvolver uma atitude positiva em relação a Matemática. Todavia “o aprendizado dos conceitos matemáticos consiste em saber pensar, raciocinar e construir. Saber calcular é uma importante habilidade a ser aprendida, mas é melhor adquirida como um produto da construção” (WADSWORTH, 1997, p.186).
Estratégias de ação
Para valer-se da Matemática na estrutura de seu pensamento em apreender o mundo, a proposta a ser desenvolvida parte da contextualização e interdisciplinaridade com atividades de Matemática que envolvam diversos conhecimentos de diferentes áreas e suas relações com o pensamento matemático.
A temática a ser desenvolvida com os alunos do Colégio Estadual Campos Sales, no período de uma semana, trata-se da relação população versus alimentos, estruturada conforme a tabela:
Componente Curricular
Breve descrição da atividade
Tipos de pensamento matemático envolvidos
Matemática
Problematização sobre o aumento populacional mundial x alimento.
Desenvolver cálculos de razão e construção das sequências numéricas de P.A , P.G. Probabilidade.
Lógica dedutiva.
Lógica não determinística
Pensamento indutivo.
Geografia
Problematização sobre o aumento populacional mundial x alimento, explicando as seguintes Teorias Demográficas: Teoria de Thomas Robert Malthus, Teoria Neomalthusiana e Teoria Reformista.
Lógica dedutiva e geométrico espacial.
Pensamento indutivo.
Língua Portuguesa /Língua Inglesa
Leitura e interpretação do texto: Somos 7 bilhões ( The Economist, 2011).
Compreensão e tradução do texto acima citado.
Lógica não determinística
Pensamento indutivo.
Biologia / Física
Mutação gênica-transgênicos. Doenças Locomoção e transporte de cargas (alimentos).
Lógica dedutiva
Lógica não determinística
Pensamento indutivo.
Resultados esperados
Espera-se que com o desenvolvimento desta temática, possa haver por parte dos educadores envolvidos na ação a importância do trabalho integrado e a seleção de abordagens significativas com metodologias que envolvam conhecimentos de diferentes áreas.
No contexto dos educandos, possa haver maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático, através da contribuição e presença em outras áreas do saber. Identificando a Matemática como atividade humana, com contextos, uma ferramenta essencial para interpretar situações problemas referente a vivências específicas e de ação global.
Referências Bibliográficas
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II- Caderno V: Matemática?Ministério da Educação. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
WACHILISKI, Marcelo. Didática e Avaliação: Algumas Perspectivas da Educação Matemática. Curitiba: Ibpes, 2007.
WADSWORTH, Barry J. Piaget para o professor da pré-escola e 1° grau. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1987.
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