Estudos da temática 1: Questão para reflexão – A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique – individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
Durante as leituras propostas reencontrei elementos, já há muito estudados em minha trajetória acadêmica e profissional da estrutura econômica e política do processo de construção e evolução histórica de nosso país se refletindo e moldando nosso sistema educacional.
Desde nossas primeiras reflexões ainda na universidade, nós professores sabemos que a educação de um país é organizada para dar uma resposta a um modelo social e econômico pré-estabelecido e muito bem planejado. A educação sempre é uma grande preocupação daqueles que detém o poder político e maior ainda daqueles que detém o poder econômico de um dado país. Em nosso país sempre houve esta preocupação. Desde os primórdios de nossa história a educação foi preocupação constante dos grupos poderosos. Costumo afirmar, até mesmo nas salas de aula, onde como professora de História, conduzo processos de aprendizagem, que a educação sempre foi preocupação dos “eleitos” do poder político e econômico de nosso país, sendo a de qualidade ou não, dependendo do momento histórico e do grupo social para qual é oferecida. Há, com certeza, muito planejamento e intencionalidade.
O ensino médio brasileiro hoje possui muitas modalidades e como o material estudado comenta é fruto de projetos societários em disputa. Estamos desde a virada do século questionando este modelo, mas mesmo assim temos clareza que os estudantes brasileiros precisam de formação para atender a uma demanda da estrutura social e econômica. Temos clareza também, que este ensino médio e multifacetado pois destina-se a vários grupos sociais diferentes e como tal deve ajudar a “produzir” sujeitos históricos diferenciados mas de acordo com o seu grupo social a fim de manter nossa sociedade bem hierarquizada e definida.
Temos muitos desafios pela frente e ouso dizer que assim como tantos outros desafios da educação eles são muitas vezes utópicos. No entanto, enquanto professora, cidadã e eterna estudante de várias sociedades, oportunidade a mim oferecida pela docência da disciplina de História, acredito que são esses desafios que movem sociedades na busca de dias melhores e mais justos.
O primeiro desafio seria adquirir consciência do papel da educação em um dado sistema econômico e político, seus limites e potenciais.
O segundo desafio seria traçar estratégias inteligentes para subverter o sistema e tirar o melhor proveito possível do atual momento histórico brasileiro, oferecendo aos estudantes qualidade de reflexão e conscientização de seu papel social. Somente assim seria possível vislumbrar transformações positivas.