OS DESAFIOS QUE PERMANECEM PARA O ENSINO MÉDIO NA REALIDADE BRASILEIRA

        Sou a Professora Sara Maria Fermino Rocha.

       Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, leciono a disciplina de Matemática para o Ensino Médio

       A discussão referente ao caderno  01 foi que:

      O Ensino Médio é uma etapa de estudo que se destina aos adolescentes e jovens. Cada país tem a sua peculiaridade no que se refere ao ensino nesta etapa. No Brasil é uma etapa mais problematizada na história da educação. Por que a sua organização e as suas atribuições sempre contribuíram para procurar sanar as diferenças e desigualdades sociais entre as variadas classes dos brasileiros.

Fazendo uma retrospectiva percebemos que só mudou o nome, mas as dificuldades são apresentadas até o dia de hoje. 

Com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (Lei no. 9.394, de 20/12/96, artigo 21), o Ensino Médio tornou-se a etapa final da Educação Básica, com onze anos de estudo. Atualmente milhares de jovens brasileiros continuam os seus estudos, com a ingressão numa faculdade, ampliando assim os seus conhecimentos acadêmicos e adquirindo, uma melhor chance de inserção no mercado de trabalho, apesar da concorrência.

Observando a tabela proposta no texto, observa-se que na escola que atuo não é diferente e, a cada ano há uma evasão maior e uma desistência no decorrer do ano também. Isto acontece mais no período noturno. Os alunos da Eja estão desistindo com uma maior frequência. O que acontece com estes alunos? O que poderia ser feito para que os mesmos terminassem o ensino médio? Existem alunos que se matriculam e o decorrer da caminhada acontece uma gravidez indesejada, ou um trabalho que bata o horário com a escola, ou apenas me matriculo para conseguir a bolsa família, ou é apenas a falta de interesse dos alunos. Outros fazem da escola um ambiente só social Estes tópicos levantados existem na escola em que atuo.  A maioria vem de uma classe social de baixa renda com famílias problemáticas onde a maioria não se preocupa em adquirir conhecimento cultural. Os alunos não têm interesse em melhorar, progredir e expandir conhecimento. Nós como professores estamos engajados em clarear esta situação. Estamos com novas mídias, mais debates, uso de pesquisas pela internet e outros. Mas, percebe-se que isto não atraem os alunos para ficarem na escola.

    Estamos esperançosos em que após todos estes debates e discussões encontremos um caminho melhor a ser traçado tanto para nós professores, como para os alunos.

Sara Maria.