Fazendo uma reflexão sobre a realidade do sistema educacional brasileiro, tem-se a percepção de que o ensino médio é o nível de ensino que provoca os debates mais controversos, seja pelos problemas de acesso e permanência, seja de qualidade da educação oferecida, ou ainda, sobre sua identidade.
As deficiências atuais do ensino médio no país são resultados de projetos de democratização da educação pública no Brasil ainda inacabada, que sofre os abalos das mudanças ocorridas no século passado, que transformaram significativamente a ordem social, econômica e cultural, com conseqüências para toda a educação pública.
Além das defasagens do sistema de educação brasileira, outros desafios devem ser enfrentados para minorar a problematização da realidade da educação no nível médio: A falta de motivação de muitos jovens para freqüentar a escola, ocasionando elevada taxa de reprovação e evasão escolar; a desestruturação familiar que atualmente tem sido realidade em muitos lares de nosso país; os modelos antiquados e ultrapassados de escolas brasileiras que são resultados do início do século XX; o não acompanhamento dos avanços tecnológicos pelas escolas, limitando ou proibindo o acesso dos jovens as tecnologias atuais em salas de aula.
Fonte:
caderno 1 - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Medio