COLÉGIO ESTADUAL CIDÁLIA REBELLO GOMES - PARANAGUÁ-PR
GRUPO: Adriane Carvalho dos Santos, Cintia Pons Clavijo, José dos Santos, Rubens dos Santos Alves Filho, Simone Bozza Hernandes.
ORIENTADORA: Letícia Pons Clavijo
Os desafios para o Ensino Médio na realidade brasileira
A leitura da história da educação no Brasil mostra-nos uma realidade do passado que se repete até os dias atuais: educação de qualidade destinada à classe dominante. A falta de investimento na escola pública faz com que ela se mantenha exclusiva, pois nosso aluno não encontra atrativos para lá permanecer, gerando, como consequência, a evasão. Esta evasão é mais visível no Ensino Médio, onde os alunos da comunidade na qual atuo, assim como em outras realidades brasileiras, precisam trabalhar e assim, desistem da escola. Percebe-se que a escola permanece exclusiva e elitista.
Atualmente as orientações e diretrizes para o nosso Estado definem a formação de um cidadão integral, capaz de se manter no mercado de trabalho de forma consciente, crítica, culto e com objetivos de vida bem definidos, mas as condições apresentadas na escola de hoje ainda está longe de alcançar esse fim, pois a fragmentação e a falta da concepção de currículo impossibilita essa real função para o Ensino Médio.