O Brasil ainda tem muito que avançar no quisito educação.Embora seja um dos países que está em plena ascenção econômica, possui altos níveis de desigualdades que se reflete diretamente na qualidade da Educação Brasileira.Vários são os desafios que o Ensino Médio precisa vencer para solucionar a defazagem existente em relação aos demais países emergentes.
A evasão escolar, a qualidade de ensino, as taxas de reprovação,entre tantos outros problemas nos deixam muito atrás de outros países da America Latina.
A evasão escolar é muito preocupante,pois é no ensino médio que notamos o maior número de abandono. A desistência de nossos jovens pode estar ligada a baixa qualidade de ensino a precariedade de nossas escolas,falta de atrativos e a concorrência com o mundo do traballho,pois muitos de nossos alunos precisam optar entre trabalhar e estudar.Talvez uma reforma no Ensino Médio possa torná-lo mais atraente para o jovem.
O IDEB(Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos mostra que a média é de 3,1 o que aponta para a falta de qualidade nesta etapa do Ensino no Brasil.
O que fazer para tentar mudar esta realidade? Talvez uma mudança no currículo, diminuindo a quantidade de disciplinas e tornando algumas optativas, melhoria na infraestruturas das escolas, investimento na qualificação ¨real¨ do professor e não cursos de capacitação que não proporcionam nada de novo.Valorizar a profissão do profissional da educação não deixando que estes sejam aqueles que escolheram ser professor por falta de opção.Preparar de maneira adequada o jovem para o mercado de trabalho possibiltando a ele dedicação exclusiva com bolsa educação,assim o mesmo não precisará abandonar os estudos para auxiliar na renda familiar.Oferecer aulas de reforço para todas as disciplinas em horários contrários,estimular a familia na escola para que estes auxiliem no processo da aprendizagem cobtrando horas de estudo em casa etc.
Estas mudanças só serão possíveis se o governo priorizar a educação,somente a disposição política reverterá o quadro atual da Educação Brasileira principalmente no Ensino Médio.