COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI - FRANCISCO BELTRÃO
1- Reflete a gestão participativa e a representativa. Na escola a gestão participativa está mais na presença dos pais que frequentam ou vêm a escola, somente para as comemorações (festas/exposições/palestras) e não para o acompanhamento pedagógico de seus filhos (as). Esta participação se efetiva de forma frágil, ficando a escola desassistida quanto ao trabalho de acompanhamento dos pais e/ou responsáveis no campo do ensino e aprendizagem. Já a forma representativa está presente na escola quando elege-se o responsável, no caso, um diretor, e delega à este, todos os poderes para que geste a escola, tanto nas questões administrativas quanto nas pedagógicas. Observamos algumas situações que ocorrem no âmbito escolar quanto a gestão da mesma:
- quando ocorre a exclusão: requer tempo e disponibilidade; sua origem é na centralidade do poder; e as situações de verticalidade das decisões são frequentes; falta de autonomia dos envolvidos no processo.
- quando ocorre inclusão: quando as decisões são coletivas; existe um planejamento prévio e é executável; quando o gestor descentraliza as ações dando a autonomia necessária aos envolvidos para efetuarem seu trabalho.
- posturas necessárias ao grupo numa gestão democrática: disposição para o trabalho; dedicação de tempo necessário para o desenvolvimento deste trabalho; decisões coletivas; todos assumem estas decisões, que são coletivas.
2- Situações vividas na escola em que foram envolvidos todos os segmentos da escola e principalmente o Conselho Escolar: luta pela continuidade das 40hs de direção; a manutenção na escola do Programa Mais Educação; eventos na escola (jogos, palestras, exposições, festas....); questionário diagnóstico sobre as diversidades e também sobre os sujeitos do Ensino Médio (social, econômico e cultural).
3- a) decisões tomadas coletivamente: semana de provas, simulado do Ensino Médio, destino dos recursos financeiros (verbas), eventos para arrecadação de fundos para a escola, calendário escolar, temas para as reuniões pedagógicas e formação....
b) as decisões são tomadas coletivamente e todos os envolvidos empenham-se em cumprir suas funções a partir destas decisões.
c) as decisões são democráticas e sempre votadas e elencadas as facilidades e as dificuldades das mesmas, tentando sanar as deficiências ou "pedras" no caminho.
4- A escola/colégio tem um Grêmio Estudantil eleito pelo voto direto e secreto, com eleição e divulgação das chapas; esta gestão do Grêmio tem sido atuante e presente em todas as decisões administrativas, sociais, culturais e pedagógicas.
5- Retrata a autonomia concedida (a escola possui esta autonomia mas ela não se efetiva na sua potencialidade); e a autonomia efetiva (aquela que é conquistada pela imposição e força coletiva). Fala da centralidade do poder e dos princípios de colaboração (com a presença das instâncias colegiadas participando ativamente) e da construção coletica da gestão e de todos os aspectos que envolvem a escola e seus sujeitos.
6- Nesta reflexão e ação buscamos o PPP e todas as mudanças que deverão e que poderão ocorrer no mesmo, mudando a prática pedagógica, administrativa e de atuação da escola (propostas de ação). Busca também o ambiente em sala de aula - relação professor x aluno, que deve ser cordial, respeitoso e relevante para o processo de ensino e de aprendizagem. Mostra também a hierarquia existente: que deve ser respeitada mas sempre questionada, pois para que a escola obtenha resultados no processo de ensino aprendizagem é necessário o embate "tensão" por parte de todos os envolvidos, melhorando assim o processo e o produto. Falamos também e é praticado o diálogo, o respeito e a cidadania em todos os segmentos. Ainda, da descentralização do poder, onde todos tem suas funções e devem desempenhá-las da melhor forma possível.
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