ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA – PROFESSOR PEDRO ALVES – COLÉGIO OLIVO FRACARO – CASCAVEL -PR

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. Algumas reflexões acerca da Reflexão e Ação do Diário da Temática 5. * O processo democrático está diretamente relacionado aos condicionantes do poder no interior das escolas. Na macro-história também sempre foi assim – com forte tendência de continuidade. Entende-se que a inclusão ou exclusão na gestão democrática dependem de fatores inerentes à ideologia do poder político/pedagógico. * Acredita-se que as ações de gestão estejam ocorrendo em benefício da escola. Aquilo que é necessário, o corpo docente e administrativo é consultado. Outras decisões cabem à direção, não dependendo do envolvimento dos professores, funcionários administrativos e pedagógicos. Identifica-se normalmente o Conselho Escolar despachando questões de sua competência no espaço escolar. * Em nossa escola existe Conselho Escolar. a) as decisões tomadas são as de competência do Conselho Escolar; b) as decisões estão em conformidade com a prática existente na escola; c) as decisões são, em tese, tomadas democraticamente. * O Grêmio Estudantil é uma forma de expressão da democracia na gestão de uma escola. Este órgão também existe em nossa escola. * Conheço o PPP de minha escola. Sua construção é permanente. Sua principal finalidade é promover o conhecimento, aliado à formação de alunos críticos e reflexivos. Revisão e/ou reconstrução do PPP é um processo que é feito todos os anos na escola. Quanto ao ambiente em sala de aula, prevalece a hierarquia ou o diálogo? Almeja-se o diálogo, mas em muitas situações é necessário que prevaleça a hierarquia. A escola e o corpo docente possibilitam aos alunos aprender e se desenvolver como cidadãos. A prática torna os alunos adestrados ou seres reflexivos? A prática pode tornar seres reflexivos, mas o sistema torna os alunos adestrados, pois o corpo docente também é alienado pelo sistema.