Organização e Gestão Democrática da Escola. Colégio Estadual Paulo Freire - Ensino Fundamental e Médio Modalidade Eja - Mal. Cdo Rondon - Pr.

          Após a leitura do texto referente à organização e a gestão democrática da escola e posterior reflexão sobre esse assunto pode-se concluir que existem sim situações em que os professores deixam de participar de decisões importantes que afetam a vida da escola e do trabalho dos mesmos, no entanto, cabe aqui, não buscar culpados para esse fato, mas sim apontar os reais motivos que desencadeiam essa situação. Entre os motivos levantados pelo grupo de estudos cita-se o fato dos professores trabalharem em escolas diferentes e não poderem estar presentes em todas elas nos momentos em que ocorrem as convocações para reuniões em que serão decididas ações e decisões a serem realizadas pela escola, por exemplo, quando elabora-se o PPP (Projeto Político Pedagógico) das escola, este deve ser feito na coletividade, no entanto, como citado acima, por razão de estarem em outras instituições os professores que deixam de comparecer a convocação, não participam desse momento importante da escola.
          È importante também ressaltar, que muitos professores se omitem a participar de segmentos da escola, como por exemplo, a equipe multidisciplinar. Muitos docente seja por omissão ou por excesso de trabalho, não se disponibilizam a participar das reuniões e dos planos e ações a serem tomados pela equipe. Nesse caso, esses professores acabam acatando aquilo que foi decidido nas reuniões da equipe multidisciplinar não podendo alegar inexistência de gestão democrática, pois quando o convite não é feito por parte da escola a fim de que o professor participe da equipe, este pode voluntariamente se oferecer para tal, no entanto, na grande maioria das vezes isso não ocorre. Por outro lado os professores que se fazem presentes em momentos em que serão decididos os rumos a serem seguidos pela escola, participam ativamente das decisões tomadas, onde pose-se citar a escolha das datas dos conselhos de classe, da elaboração do próprio PPP, das regras que norteiam o funcionamento da escola, das eleições para diretores e diretores auxiliares, ou seja, aqui no Colégio Estadual Paulo Freire as ações e decisões tomadas, são feitas na coletividade, com a participação da comunidade escolar que se faz presente nesses momentos, onde evidencia-se uma real organização e gestão democrática.