Organização e Gestão Democrática da Escola - Col. Est. do Campo Novo Sarandi

Reflexão Ação 1

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão?

- Definições impostas por órgãos superiores;

- Descaso e desvalorização da educação;

- Manutenção do poder;

- Concepção que a sociedade tem da educação;

- Educação não é prioridade;

- A maioria dos profissionais da educação não é politizada;

- O atual modelo educacional atende os interesses do capital;

MOTIVOS:

-interesses político partidários e manutenção do poder através da imposição de um modelo educacional;

- Sondagem das ideias dos professores;

* Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as) na tomada de decisões dessa mesma natureza.

- Participação na discussão das Diretrizes Curriculares Estaduais e Nacionais – CONAE, CNTE;

  Quais os possíveis motivos dessa inclusão?

- Exigência de participação dos professores

Que postura...

-   Ser Participativo e exigir cobrança das Instâncias Locais, Regionais, Estaduais e Nacionais;

Reflexão Ação 2

- Aconteceu, discussão de soluções que venham de encontro a melhoria dos índices do IDEB, SAEP na escola;

- Resultados: realização de conjunto de ações visando melhorar o processo de ensino aprendizagem.

        - Reações dos colegas: a maior parte do grupo envolvido pouco se manifestou, os demais contribuíram e concordaram com as propostas.

- Discussão de eventos e atividades que seriam desenvolvidas no decorrer no ano letivo;

- Resultados: um melhor planejamento do ano letivo para a comunidade escolar

- Reações dos colegas: envolvimento parcial nas decisões que demandam o trabalho coletivo

 

Reflexão Ação 3

 

O Conselho Escolar de nossa escola, atende parcialmente ao que prevê a legislação, pois, realiza reuniões sempre que necessário e as decisões são tomadas democraticamente.

 

Reflexão Ação 4

O movimento estudantil está defasado em organização, e conhecimento.

A organização dos Grêmios Estudantis deve passar urgentemente por uma formação/politização, pois não participa das decisões da escola por falta de conhecimento e maturidade.

 

Reflexão Ação 5

Não existe em nossa escola ações que possam ser classificadas de caráter patrimonialista.

Autonomia é acima de tudo confiança no trabalho realizado, é uma conquista que demanda tempo.

De acordo com o segundo e terceiro aspectos os pais da comunidade escolar sarandiense participam condicionados por questões legais e culturais.

Reflexão Ação 6

Após a análise do PPP que é o documento norteador do processo educacional, verificou-se que o mesmo foi reestruturado no ano de 2013, mas entendemos que atualmente é necessário uma nova revisão, fazendo as adequações relativas aos desafios educacionais contemporâneos e também aos novos projetos incorporados.

Para a maioria dos professores que participam do Pacto do Ensino Médio, há sim a necessidade de um respeito a hierarquia, mas, com diálogo que favoreça o desenvolvimento de cidadãos plenos e reflexivos.