Reflexão Ação 1
Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
- Definições impostas por órgãos superiores;
- Descaso e desvalorização da educação;
- Manutenção do poder;
- Concepção que a sociedade tem da educação;
- Educação não é prioridade;
- A maioria dos profissionais da educação não é politizada;
- O atual modelo educacional atende os interesses do capital;
MOTIVOS:
-interesses político partidários e manutenção do poder através da imposição de um modelo educacional;
- Sondagem das ideias dos professores;
* Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as) na tomada de decisões dessa mesma natureza.
- Participação na discussão das Diretrizes Curriculares Estaduais e Nacionais – CONAE, CNTE;
Quais os possíveis motivos dessa inclusão?
- Exigência de participação dos professores
Que postura...
- Ser Participativo e exigir cobrança das Instâncias Locais, Regionais, Estaduais e Nacionais;
Reflexão Ação 2
- Aconteceu, discussão de soluções que venham de encontro a melhoria dos índices do IDEB, SAEP na escola;
- Resultados: realização de conjunto de ações visando melhorar o processo de ensino aprendizagem.
- Reações dos colegas: a maior parte do grupo envolvido pouco se manifestou, os demais contribuíram e concordaram com as propostas.
- Discussão de eventos e atividades que seriam desenvolvidas no decorrer no ano letivo;
- Resultados: um melhor planejamento do ano letivo para a comunidade escolar
- Reações dos colegas: envolvimento parcial nas decisões que demandam o trabalho coletivo
Reflexão Ação 3
O Conselho Escolar de nossa escola, atende parcialmente ao que prevê a legislação, pois, realiza reuniões sempre que necessário e as decisões são tomadas democraticamente.
Reflexão Ação 4
O movimento estudantil está defasado em organização, e conhecimento.
A organização dos Grêmios Estudantis deve passar urgentemente por uma formação/politização, pois não participa das decisões da escola por falta de conhecimento e maturidade.
Reflexão Ação 5
Não existe em nossa escola ações que possam ser classificadas de caráter patrimonialista.
Autonomia é acima de tudo confiança no trabalho realizado, é uma conquista que demanda tempo.
De acordo com o segundo e terceiro aspectos os pais da comunidade escolar sarandiense participam condicionados por questões legais e culturais.
Reflexão Ação 6
Após a análise do PPP que é o documento norteador do processo educacional, verificou-se que o mesmo foi reestruturado no ano de 2013, mas entendemos que atualmente é necessário uma nova revisão, fazendo as adequações relativas aos desafios educacionais contemporâneos e também aos novos projetos incorporados.
Para a maioria dos professores que participam do Pacto do Ensino Médio, há sim a necessidade de um respeito a hierarquia, mas, com diálogo que favoreça o desenvolvimento de cidadãos plenos e reflexivos.