Quando refletimos sobre a nossa trajetória como educadores, verificamos os avanços e os recuos. Neste sentido assinalar as situações em que nos sentimos excluídos podemos citar entre outras a falta de formação continuada para todos os educadores. Formação esta que possa nos instrumentalizar para o nosso trabalho atual. Entendemos que a formação deva ser ofertada por educadores e outros profissionais que possam aprofundar teoricamente os conteúdos significativos para que nossa prática também seja significativa. Apenas leituras de textos repetitivos, lidos entre colegas com questões com o objetivo de apenas ocupar um tempo cronológico entendemos ser uma forma de exclusão. Outra situação que nos sentimos excluídos enquanto educadores é a falta de recursos financeiros para desenvolver atividade extraclasse tais como: conhecer uma experiência desenvolvida em outra escola, comunidade, município, região ou até mesmo no estado. Poder participar junto com os outros alunos de feiras, museus, locais históricos, peças teatrais, conferências entre outros que venham enriquecer as práticas pedagógicas e motivar nossos educando pela aprendizagem.