Organização e gestão democrática da escola

A gestão democrática é um processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação. Ela é um dos princípios fundamentais da educação, como também a igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade e valorização dos profissionais da educação. A participação dos pais na escola justifica-se como argumento pedagógico e também como objetivo de angariar fundos destinados a suprir necessidades financeiras na escola, isto também é promover a gestão democrática da escola, pois implica dedicar tempo para a concretização de cada passo do processo de discussão e decisão.
Qualquer membro da escola, assim como um familiar pode desencadear o processo de gestão democrática coletiva, a começar por um dos mais importantes que é a elaboração, implementação, crítica e reelaboração sistemática do Projeto Político Pedagógico. Conselho O Escolar é um exemplo de democratização da gestão o qual é composto por gestores da escola, professores, funcionários, alunos e pais, porém devemos ter certos cuidados para que este funcione democraticamente. Qualquer pessoa do grupo deve ter acesso às informações pedagógicas e administrativas da escola e ter plena liberdade para interagir e auxiliar nos temas e questões que afetam a vida da escola.
O Grêmio Estudantil também contribui para o processo de democratização das decisões, devemos envolver os jovens nas atividades da escola, do interesse da educação, da escola e da região onde vivem com suas famílias, que eles não cultivam apenas sua condição cidadã, como também contribuam para que os que são alvos de suas ações participem da mesma condição.
Numa sociedade democrática, deve haver expressão de decisões estabelecidas também democraticamente. A autonomia escolar é medida por disposições gerais mínimas da sociedade que se sobrepõe a interesses paroquiais locais, corporativos ou individuais. Esta deve incluir a participação de todos os envolvidos da escola, professores, funcionários, gestores e especialmente os alunos e suas famílias.