Professora Olga Santana de Souza
Professora de História10-11-2014
Colégio Estadual Lindoeste
09-11-2014
Organização e Gestão Democrática da Escola
A Gestão democrática torna possível quando a escola dispuser de autonomia para a prática. Autonomia é entendida como capacidade de dirigir ou decisão de alguém ou de instituição de um rumo a seguir, aplicado na escola, é um conceito de capacidade de se alto dirigir em vários aspectos e dimensões que pretende tomar como orientação para educar os alunos. A maior dificuldade que diz respeito a autonomia é de caráter patrimonialista que marca a cultura nacional que se manifesta em várias esferas de nossa vida, por exemplo a disposição de poder ou influencia de mandar e exigir obediência como se estivessem acima da lei dos direitos alheios, podendo agir como bem entender, como donos e senhores. O patrimonialismo entre nós sofreu várias vezes em relação a democracia, mas porém, não desapareceu, apenas se manifesta de forma diferente, mais sutil e mais aceita, é como uma lei interpretada de forma diferente, segundo a condição social ou instituição a qual é aplicada. A legislação também relaciona com o campo Educacional. Pois cabe ao estado definir a política educacional, definir leis que a estruturam como a LDB e diretrizes visando implementação, todavia tem sido reivindicado por educadores a participação efetiva em decisões, como aconteceu com a Conferência Nacional de Educação (CONAE), tendo em vista o Plano Nacional de Educação 2011-2020. Existe alguma burocracia, pois são normas necessárias em qualquer sociedade tendo em vista com organização de funcionamento. Numa sociedade democrática tem que haver expressões de decisões em caráter as normas que interferem na autonomia individual e coletiva e nas instituições o mesmo cabe a autonomia. No Artigo 15 da LDB diz que autonomia escolar nas dimensões administrativas , financeiras e pedagógicas está previsto e nesse aspecto é importante não confundir a descentralização do poder.