Professora Maria Imaculada Coco da Silva
Professora de Língua Portuguesa
Colégio Estadual Lindoeste
09-11-2014
Organização e Gestão Democrática da Escola
Sabemos que a Gestão democrática na escola é muito difícil no processo educacional, principalmente como acontece em nosso país, que cria condições para algumas formas de democratização ou vice-versa como exemplo da Legislação, da Instituição Federal, da LDB que as vezes não é suficiente, que pode levar a proposições que dê resultado em sugestões para a produção de novos documentos legais ou estímulo para revisão de práticas gestoras que facilitem o acesso a todos numa educação de qualidade. Com base na concepção de que a educação é um direito social conforme Artigo 6ª da Constituição Federal de 1988, também como direito político e civil é fator indispensável da sociabilidade definida como direito, segundo Cury 2012. Neste sentido a educação é considerada um dos espaços centrais da esfera pública compreendida como espaço social comum, em busca de realização da plenitude da liberdade, da dignidade humana , da ação democrática . A LDB prescreveu no ano de 1996, regulamentando a gestão democrática como princípios fundamentais da educação como participação de todos da escola como parte de um processo de aprendizagem coletiva. Nesse sentido podemos construir na escola um processo de participação baseado na relação de cooperação , trabalho coletivo e no compartilhamento de poder, precisamos exercitar a pedagogia do diálogo, do respeito e diferenças, garantindo liberdade de expressão. A gestão democrática impõe sim, a seguir regras, e a constituição como liberdade e união mútua de todos para construir uma educação de qualidade.