ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni  V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Helio dos S. Dias, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jayme P. Junior, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lilian C. Varaschin, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein, Marcos P. de Sousa.

O Caderno 5 trata especificamente da Gestão democrática e suas implicações, a saber: Gestão Democrática na escola, na direção da escola, no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil, bem como  a Gestão democrática em relação ao trabalho pedagógico,  em especial o PPP.
Em primeira instância, é bom lembrar que a análise se faz em relação à escola de atuação deste grupo. Assim, é possível afirmar que não há situações de exclusão percebidas pelos professores em relação à escola. Entretanto, este sentimento é comum nos professores PSS no tratamento que recebem do Núcleo de Educação, uma vez que sequer são convidados e/ou aceitos em cursos específicos promovidos exclusivamente para professores QPM. Ora! Se o Estado não provê concursos para professores, fazendo uso do contrato temporário de trabalho por meio de CLT deveria também subsidiar esses mesmos professores para o trabalho pedagógico de qualidade e dentro de uma mesma linha. E isso não acontece. Como é possível dar continuidade em um trabalho democrático se a cada ano são novos professores que compõem o quadro da escola e o projeto necessita ser sempre recomeçado?
Não obstante, verifica-se que há possibilidade de aperfeiçoamento na gestão democrática criando espaço para discussão de questões como trimestralidade, recuperação entre outros. Há ainda a necessidade de criar mecanismos de maior autonomia evitando decisões tuteladas.
O Conselho Escolar desta escola precisa ser construído de maneira mais democrática de forma que os membros representantes dos vários segmentos da comunidade escolar valorizem-no como instância colegiada representativa e deliberativa.
Em gestões anteriores, houve a concepção do Grêmio Estudantil, no entanto, como sua atuação ficou aquém do esperado, esse foi naturalmente extinguindo-se. Neste ano, porém, houve interesse maior em relação à entidade, a qual foi reconstituída. Houve empenho dos alunos, em especial do EM, com apoio de professores, cientes das normas, com datas e prazos estipulados e cumpridos rigorosamente. Ficou bastante claro que há agora mais maturidade para este tipo de atividade, bem como maior comprometimento. Isso demonstra que é possível acreditar em um Grêmio responsável, sério e atuante.
O PPP deste colégio é frequentemente realimentado, está sempre à disposição para consulta e aberto para contribuições. Em inúmeras Semanas Pedagógicas o PPP é colocado em discussão para possíveis adaptações, recortes e/ou implementação de outros quesitos que se fazem necessários ao longo de cada ano.  Todos da comunidade escolar são convidados/convocados para participar e contribuir nessa construção.
A direção desta escola merece um parágrafo especial, uma vez que dá suporte a toda comunidade escolar, promove bom relacionamento, é exigente, mas, sobretudo, humana. E, em se tratando de Educação esses quesitos todos são imprescindíveis!
Trata-se de uma gestão apta a receber sugestões e críticas e há abertura para isso. Essa prática deve ser constante para sempre melhorar e não haver acomodação.
Os questionamentos do Caderno V propuseram reflexões em que o grupo teve oportunidade de análise crítica e troca de ideias acerca de questões específicas desta escola à luz dos documentos e legislações vigentes.