PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual Presidente Vargas
Pinhal de São Bento – pr.
Orientadora: Rosangela França Barcki
Formação de Professores do Ensino Médio
SÍNTESE DO CADERNO V
Organização e Gestão democrática da escola
Opiniões sobre pontos e positivos e negativos sobre gestão democrática.
O Conselho escolar é o maior órgão do colégio, porém alguns educadores se colocam de que é importante a participação de todos. Solicitam de que ocorram mais encontros durante o ano, para que assim se estenda a coletividade entre professores e comunidade. Todas as decisões tomadas devem passar pelo referido órgão. A APMF (Associação de Pais, professores e funcionários) também é um órgão na instituição que acompanha a tomada de decisões financeiras e deliberativas. Ressalta-se de que os recursos são liberados desde que a APMF esteja organizada de acordo com a normativa de uma entidade. Os conselhos devem ser mais ativos e abertos com maior participação na gestão democrática, sugere-se que todos os segmentos participem com indicações. Comentou-se com relação ao atendimento aos alunos e tomadas de decisões como: reuniões, resolver casos isolados (alunos e professores) e urgentes, são resolvidos no período do recreio para agilizar as ações.
É importante a participação do colegiado e APMF, ressaltar aos participantes quanto à soberania/autonomia que esses órgãos têm no colégio. Deve-se explicar da responsabilidade e a função dos conselheiros e ou participantes das referidas entidades. Importante publicar reuniões no mural de recados a toda comunidade escolar. Com relação ao grêmio estudantil, os integrantes foram recrutados para formação das obrigações e deveres da entidade. Sendo que a referida formação deve continuar para que tenhamos alunos mais autênticos e que estes colaborem nas ações do colégio. No aspecto de participação temos 10 por cento de pais que são participantes e atuantes espontaneamente no colégio. Os demais comparecem no colégio somente quando são convocados ou não aparecem. Ressaltamos que a maioria dos pais vem ao colégio para verificar se o filho (a) foi aprovado ou reprovado.
O PPP deve ser estudado pelos profissionais, ou seja, ter conhecimento da redação e competências relativas ao colégio. A equipe pedagógica junto aos professores, anualmente devem rever pontos importantes e se necessário fazer alterações que sejam de acordo com a realidade escolar. Rever quanto à interdisciplinaridade e suas peculiaridades. Esta é obrigação dos professores de saber sobre o PPP e regimento interno.
PROFESSORES PARTICIPANTES DO PACTO: CARLY TEREZINHA NOTTAR, CLÓVIS VIEIRA VELHO, DAIANE APARECIDA SAVOLDI, EINETES SPADA, EVANDRO MARTINS VINCH, JEFERSON DA SILVA, MARCIA JOANA BARBIERI, MARCIO SÉRGIO GRACZIK, MARIA DE LOURDES BECKER SAVOLDI, MICHELI MARIA SAVOLDI, MOACIR MOTTA DA SILVA, ROSANE TYC HOBOLD, ROSELY MARIA MOREIRA BRITO, SALETE MARIA PIAZENTINI, SANDRA APARECIDA RIPPEL, MARIA LUCIA GEITTENES CAMERA, CARINA FACCINI, CARLOS ALBERTO WEBER E ALIQUEU SAVOLDI.