Organização e Gestão Democrática da Escola

O primeiro objetivo da temática “Organização e Gestão Democrática da Escola”, propõe refletir sobre o princípio da Gestão Democrática e na primeira questão propõe nos uma enquete com relação a nos sentirmos excluídos ou excluídos das decisões da escola. Na análise  a maioria dos professores afirmou que já se sentiram excluídos em algum momento de sua profissão. Segundo os mesmos Isto ocorre devido a dois fatores: o ranço autoritário de alguns  diretores e a incapacidade de negociar o melhor para a escola que é também o melhor ao grupo, como também a  dinamicidade da escola que nem sempre permite que todos as  decisões e assuntos sejam discutidos pelo coletivo escolar, Muitas vezes somos preteridos por não estarmos  em sintonia com determinados assuntos, atividades ou decisões escolares que dizem respeito ao coletivo do grupo, ou mesmo  frente a  determinados projetos, que não acreditamos. Diante desses casos  nos sentimos incluídos quando as decisões que envolvem  toda a escola entra em debate e a opinião de todos é considerada,  ponderada, valorizada  e mesmo quando se toma a melhor decisão em favor da educação.

Atualmente a escola pública se satisfaz  pelo seu direito de  acesso a todos da sociedade, porém ainda falta a superação de inúmeros obstáculos, para tornar este acesso, qualidade de ensino. De fato a escola, perpassa por dificuldades que precarizam sua real função, em virtude das péssimas condições de trabalho no ambiente escolar, como a indisciplina dos educandos, falta de respeito e ética ao próximo, violência e suas marginalidades sociais. Sabemos que para trato e encaminhamento desta problemática, a escola não dever ser a única instituição envolvida, se faz necessário a participação da família, comunidade, e outras instâncias colegiadas a escola e também de políticas públicas que atendam as adversidades sociais advindas ao espaço escolar. Deste modo surge a necessidade de uma gestão democrática, que seja coletiva e compartilhada a todos envolvidos no processo.

Entretanto a escola necessita de uma atenção maior, integrada por parte das famílias, desde a construção do regimento escolar até no acompanhamento da vida escolar diária de seus filhos. Esta dedicação voluntária das famílias e comunidade em função da participação e envolvimento pedagógica, é grande obstáculo.
Se faz oportunidade, a criação de um conselho escolar formada por professores, pedagogo, funcionário e representante comunitário, na discussão pedagógica e disciplinar da instituição, integrada as religiões atuantes nas famílias dos alunos, e outras instituições ao bairro, como já se faz ao Centro da juventude, conselho escolar e patrulha escolar.
De fato este conselho deve atuar efetivamente, e ao mesmo tempo ser vinculo para envolvimento da comunidade nas tomadas de decisões as problemáticas que impedem o respeito e o ensino no ambiente escolar, como outras decisões de punho administrativo e técnico da escola.
 O conselho escolar desempenha um papel importante na escola, onde ocorrem as tomadas de decisões levando sempre o coletivo. Possuem plena liberdade para as questões pedagógicas e também administrativas promovendo o diálogo entre as partes do colegiado.
Devido a grande carga de atividades desempenhadas na escola e a incompatibilidade de tempo ( algumas decisões devem dar o retorno em pouco tempo), torna o trabalho difícil.
Algumas decisões que foram colocadas em prática: melhoria dos banheiros (pedido dos próprios alunos) adequações gerais, participação a partir do ano de 2014 pelo Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), planejamentos gerais.
                           O PPP é um documento da escola que apresenta as diretrizes pedagógicas,curricular e administrativas da instituição  da instituição. Ele foi relaborado em 2011,com a participação de comodidade escolar e vem sendo realimentado com as ações que a escola propõem no decorre dos anos. O documento contem a organização de escolar o quadro de profissionais  os objetivos e caracterização sócio econômica de escola, as concepções de educação avaliação, etc., os instrumento de ação colegiada, plano de ação da escola e projetos integrados e estrutura curricular no decorre dos anos, as alteração e reflexões, resultantes da relação professor aluno, são discutidas nas reuniões pedagógicas e comunique escolar,principalmente no inicio do ano letivo na construção no plano de ação.
O Gremio Escolar estava desativado há dois anos, e acaba de ocorrer a eleição, sendo definida uma nova diretoria. A retomada  do Gremio Escolar resulta de ação do Programa Ensino Medio Inovador(Proemi), onde os alunos  participaram  de um seminário de formação de lideranças estudantis promovido pela escola e encontros promovidos pela Nucleo Regional de Educação. Recentemente participaram de uma reunião na Promotoria de Defesa da Educação, que orienta a formação de Gremios em todas as escolas.

Com base nessa formação, uma  comissão atuou na elaboração de Estatuto e comandou o processo de eleição do Gremio no Colegio Novo Horizonte, com a participação de mais de 530 alunos votantes.
Entendemos ainda que o Gremio precisa de acompanhamento quanto a formação sobre o seu papel  e sua importância no processo de gestão da educação e da escola. Algumas propostas já foram apresentadas, como a atuação em rádio escolar, projeto que vem sendo viabilizado no Programa Ensino Médio Inovador., bem como a retomada da Feira de Ciências.