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olégio Estadual José Bonifácio – Campo Bonito, Pr. SEED – Núcleo Regional de Educação – Cascavel.
Professora Zelde kotrich de Lima
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Organização e Gestão Democrática
Vários aspectos constituem ou contribuem para a exclusão dos processos diretivos da gestão democrático, primeiramente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais; como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário.
Podemos destacar também a dissociação entre os aspectos administrativos e a realidade didático pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo. Em contrapartida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo, como exemplo eventos como conselhos e reuniões pedagógicas.
II- Como exemplo, podemos citar a organização quanto ao conselho de classe, por questões específicas de organização do calendário, a proposta quando foi apresentada foi de caráter inclusivo onde a opção de um horário viável para a execução foi acertado em contra turno. Contudo, no decorrer das atividades, novas discussões foram propostas pois não permitia uma execução pedagógica integral por questão de tempo. Isso demonstra que a gestão democrática, quando inclusiva permite optar pela melhor forma de organização escolar e reflete diretamente na qualidade do ensino.