Organização e Gestão Democrática
Vários aspectos constituem ou contribuem para a exclusão dos processos diretivos da gestão democrático, primeiramente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais; como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário.
Podemos destacar também a dissociação entre os aspectos administrativos e a realidade didático pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo. Em contrapartida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo, como exemplo eventos como conselhos e reuniões pedagógicas.Como exemplo, podemos citar a organização quanto ao conselho de classe, por questões específicas de organização do calendário, a proposta quando foi apresentada foi de caráter inclusivo onde a opção de um horário viável para a execução foi acertado em contra turno. Contudo, no decorrer das atividades, novas discussões foram propostas pois não permitia uma execução pedagógica integral por questão de tempo. Isso demonstra que a gestão democrática, quando inclusiva permite optar pela melhor forma de organização escolar e reflete diretamente na qualidade do ensino.
O Conselho escolar existe, suas ações são orientadas em conformidade com o regimento, as ações e deliberações ocorrem com prévia divulgação, e a participação de todos os componentes e a comunidade interessada.
A escola não possui grêmio estudantil, porém, existem o representando de turma que faz a ponte entre o conselho escolar, direção, equipe pedagógica e o aluno. Assim como, dos alunos em relação a escola, e os mesmos são escolhidos democraticamente pela turma.
A prática do patrimonialismo é determinante e influente em grande parte das atividades escolares, existindo e permanecendo devido a vários aspectos como por exemplo, influência econômica, social, cultural e temporal. Contudo, outro fator a ser ressaltado é a própria estrutura legal que em últimos aspectos a decisão cabe ao arbítrio dos diretores. Uma possível alternativa para que ocorra a autonomia efetiva, seria a promoção que envolvam a organização temporal de acordo com as reais necessidades de toda a “comunidade escolar”, e buscar enfatizar a ação equitativa das decisões, onde somente seriam implementado quando fosse estabelecido a necessidade da ação e o consenso de todos.
Podemos destacar alguns fenômenos presentes ocorridos após a implementação da abertura democrática, como a realidade escolar que é múltipla e dinâmica. Geralmente, as salas apresentam concentração elevada de alunos o que implica diretamente no acompanhamento do desenvolvimento individual. Estes fatores influenciam na conduta da sala, como exemplo salas numerosas requerem o prevalecimento da hierarquia, entretanto a ação em quase sua totalidade prevalecem os conteúdos que envolvem a participação dos educando buscando promover o desenvolvimento de todas suas instâncias cognitivas, buscando também o desenvolvimento humano integral o que consequentemente refletirá na sua conduta como cidadão.