Organização e Gestão Democrática

Caderno Nº 05- Organização e Gestão Democrática. Ação e Reflexão.  Atividades:
1- Vários aspectos constituem ou contribuem para a exclusão de processos diretivos da gestão democrática, primeiramente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais; como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário.
Podemos destacar também a dissociação entre os aspectos administrativos e a realidade didática pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo.
Em contra partida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo, como exemplo eventos como conselhos e reuniões pedagógicas.
2- Como exemplo, podemos citar a organização quanto ao conselho de classe por questão especifica de organização do conselho de calendário, a proposta quando for de caráter inclusivo onde a operação de um horário viável para a execução foi acertado em contra turno.
Contudo, no decorrer das atividades das novas discussões foram propostas pois, não permitia uma execução pedagógica integral por questão de tempo. Isso demonstra que a gestão democrática, quando inclusiva permite optar pela melhor forma de organização escolar e reflete diretamente na qualidade de ensino.Colegio Estadual José Bonifacio- Campo Bonito-Pr. Professora Eudelia Alves Malanski Gaio.