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Abaixo, mostramos o fruto das discussões realizadas acerca da interdisciplinaridade motivada por problemas locais realizado no Colégio Estadual Nirlei Medeiros.
Esperamos contribuir com ideias e receber sugestões sobre o projeto.
1) Problematização:
O bairro Campo de Santana, no qual situa-se a escola é uma região que foi recentemente urbanizada para ocupação dos migrantes que vieram para a cidade (a título de comparação, a escola foi construída em 2006). A preocupação com a qualidade dos serviços urbanos não foi devidamente considerada na construção do bairro: as ruas são estreitas de mais (o que ocasiona problemas de tráfego nas horas de pico), a quantidade de escolas é insuficiente e o saneamento básico é inadequado. A coleta e tratamento de esgotos é precária, as ruas possuem valetas abertas adjacentes e nas proximidades da escola há bacias de armazenamento em esgotos devido à baixa capacidade de tratamento da estação por isso, problemas como poluição de ar, solo e água, além do possível contato com o esgoto em momentos de chuva, caracteriza-se como um desafio a ser solucionado pela comunidade.
As questões norteadoras do processo de intervenção serão baseadas nos processos sociais de Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia presentes no contexto escolar:
1. Qual o perfil sócio-econômico da comunidade próxima à escola?
2. Quais os impactos ambientais proporcionados pela deficiência do tratamento de esgoto?
3. Quais os riscos biológicos aos quais a população está sujeita ao entrar em contato com o esgoto não tratado?
4. Quais as possíveis soluções que podem ser empregadas para adequar o tratamento e coleta de esgoto na região?
5. Que ações sociais podem ser feitas para sensibilizar a comunidade e órgãos públicos quanto aos problemas e soluções levantados?
2) Fundamentação Teórica e Conteúdos nas Componentes Curriculares
Abaixo, sistematiza-se os fundamentos a serem abordados para responder às questões norteadores levantadas no item 1 indicando os conteúdos a serem abordados em cada componente curricular, explicitando o tema gerador para a interdisciplinaridade durante a execução do processo.
1) Qual o perfil sócio-econômico da comunidade próxima à escola?
Língua Portuguesa: Produção dos instrumentos de coleta de dados; interpretação dos dados discursivos; produção de conclusões escritas; divulgação dos resultados e conclusões.
Sociologia: Comportamento e organização da sociedade; aspectos culturais e econômicos da comunidade.
História: Processo de construção do bairro; organização da urbanização.
Geografia: Comportamentos migratórios, ocupação urbana.
Matemática: Interpretação dos dados numéricos (tabelas, gráficos e análise estatística).
2) Quais os impactos ambientais proporcionados pela deficiência do tratamento de esgoto?
Química: Composição química do esgoto, atmosfera e solo locais; interação entre os compartimentos ecológicos na dinâmica da poluição.
Física: Poluição térmica, transmissão de calor.
Biologia: Ecologia, fisiologia dos contaminantes.
Geografia: Relevo; impactos na hidro-, lito- e atmosfera.
3) Quais os riscos biológicos aos quais a população está sujeita ao entrar em contato com o esgoto não tratado?
Química e Biologia: Bioquímica; toxidinâmica.
4) Quais as possíveis soluções que podem ser empregadas para adequar o tratamento e coleta de esgoto na região?
Química: Tratamento de esgotos (aplicações de produtos químicos).
Física: Sistema de coleta de esgotos (transferência de fluidos).
Biologia: Tratamento biológico de esgoto.
Geografia: Adequação ao terreno.
5) Que ações sociais podem ser feitas para sensibilizar a comunidade e órgãos públicos quanto aos problemas e soluções levantados?
Sociologia: Ações políticas das comunidades; perfil político da sociedade.
Filosofia: Filosofia política.
História: Ações sociais históricas no bairro/cidade.
Linguagens: Meios de divulgação (panfletos, folders), petições.
Geografia: Comportamento social.
3) Resultados Esperados
Espera-se que a abordagem interdisciplinar que os estudantes se apropriem dos conhecimentos científicos explorados em sala de aula de modo a transformar a comunidade a seu redor evidenciado seu papel de cidadão como sujeito construtor da práxis.
Profª. Elen Carvalho, Profª. Elisiane Cardon, Prof. João Paulo Stadler, Profª Rita Maria Bueno de Lima e Profª. Viviane Gomes.