Organização do Trabalho Pedagogico - Ramilândia - Pr

A hora atividade nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná segundo aspectos legais (Lei nº 13.807 e Instrução nº 02/2004 – SUED) deve configurar-se em duas dimensões, a primeira como trabalho individual do professor, através da realização do planejamento das aulas e da elaboração e correção das avaliações dos alunos; e a segunda como trabalho coletivo através da leitura, estudo e discussões sobre o processo pedagógico. No entanto, a segunda dimensão, a da leitura e do estudo coletivo mediada pelo pedagogo escolar tem sido secundarizada nas escolas. O pedagogo segundo as legislações citadas acima é o profissional responsável pela organização da hora atividade.
Dentre os fatores que colaboram para esta secundarização está o fato de que o pedagogo escolar, que deveria ter como prioridade a gestão pedagógica, acaba assumindo funções que não são de sua responsabilidade na escola, como por exemplo, o envolvimento em problemas de indisciplina dos alunos, que seriam resolvidos com a contratação e
capacitação de funcionários responsáveis por esta função nas escolas. As faltas dos professores e a falta de professores também foi outro fator citado pelos pedagogos como um dos fatores que toma o seu tempo e o desvia de seu foco que é o acompanhamento do trabalho pedagógico. As discussões relativas ao planejamento do ensino e a organização dos momentos de leituras e estudos acabam por ficar secundarizadas. O professor dotado de consciência crítica compreende a sua tarefa no combate a todas as formas de alienação que afetam a sociedade, pois somente a educação não alienada pode promover a luta pela transformação da vida do homem. A hora atividade como espaço de formação continuada e de discussão coletiva dos problemas pedagógicos pode promover a superação das formas alienadas do pensamento através das leituras e estudos numa perspectiva crítica, promovendo a tomada de consciência do professor sobre seu trabalho e, consequentemente, o resgate do sentido numa perspectiva de formação humana. Neste sentido a hora atividade pode promover a transformação através da humanização do trabalho do professor de forma que este profissional passe a assumir o compromisso político com a classe trabalhadora, através da garantia da competência técnica em seu trabalho.

O pedagogo é o mediador na interação com professores na hora atividade e deve estar atento, observando os problemas e dificuldades que se apresentam no processo pedagógico para que, no coletivo, possam ser pensadas ações que conduzam a equacionar os problemas da escola. A hora atividade constitui-se em espaço de interação entre pedagogo e professores e, desta forma, propicia o momento de discussão e mediação às questões pedagógicas.  Na estrutura da sociedade em que vivemos, a qual é marcada pela divisão social de classes, a grande maioria dos indivíduos acaba por não ter acesso aos bens socialmente produzidos. O mesmo ocorre com o professor que tem recebido uma formação aligeirada e barateada que não lhe dá possibilidades de dar um salto qualitativo em seu trabalho, de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos sistematizados à classe trabalhadora. Portanto isso gera grande desconforto, mas ao mesmo tempo um sentimento minimizado em relação a prática da Política de Educação. Para muitos professores acaba sendo mais comodo se alienar à situações dessa ordem corrompendo cada vez mais o ensino/aprendizagem.

Com relação a hora atividade também é necessário questionar se este espaço tem se efetivado como espaço de formação continuada, possibilitando ao professor, através da teoria, responder seus problemas da prática pedagógica, ou se esta tem ficado esvaziada do embasamento teórico norteador da ação e, desta forma, impossibilitando um avanço da prática pedagógica num sentido transformador.  A ideologia dominante pretende a manutenção das relações de poder colocadas à sociedade. Para transformação desta situação é necessário trabalhar a consciência da classe trabalhadora, instrumentalizando-a para a modificação dessa dominação e opressão. Os professores desempenham papel fundamental neste processo, pois pelo trabalho que irão realizar com seus alunos podem colaborar para a manutenção ou transformação da realidade.