ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO - SMI

ETAPA II
Caderno I  25/04/2015

AMARILDE JANETE MARCON
CLAUDETE CASSOL SCHONS
LIDIANE MOREIRA LUTZ
REGIANE NATALLI AZEVEDO
ROBERTO SPARENBERG
VANUZA DE FREITAS
ANDREUSA PATRICIA DE OLIVEIRA

ORIENTADORA: MARIA CARRADORE

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO

A discussão que contempla este “Caderno” refere-se a organização do trabalho pedagógico como tática de reflexão e solidificação das afinidades entre os fundamentos das temáticas referentes ao Ensino Médio.
Desta forma o debate e a organização do trabalho pedagógico escolar no contexto da reorganização curricular ponderam os fundamentos das bases legais e o recinto formativo que reestrutura a tarefa de planejar, como ação deliberativa de maneira objetiva, apta a produzir transformações na realidade social existente a partir do campo de afazeres de onde se age.
Assim, para que seja possível uma explicação clara no que refere a expressão “programa nacional de renovação do Ensino Médio”, adota-se como ponto chave para referencial de orientações as DCNEM,( Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) que em ocupação de um moderno contexto social educativo e de perspectivas de acréscimo humano, sugerem a necessidade de rever a organização e funcionamento do Ensino Médio.
Para isso acontecer definitivamente, precisa sim, solucionar outros gargalos gravíssimos em nossa estrutura educacional. Principalmente no que diz respeito aos professores estarem lotados com suas 40 horas numa mesma escola. Só assim, poderemos criar vínculos propositivos para os parâmetros e metas desta instituição, bem como a nossa inserção definitiva na comunidade local. Conseguindo romper essa barreira nefasta, creiamos que sua integração curricular ficará com muito mais riqueza, ampliando em muito as possibilidades de uma nova reorganização de conhecimento escolar fomentando um novo desenho para a reescrita de um novo Projeto Político Pedagógico ( PPP).
Além disso, no que se refere a legislação no âmbito escolar, acrescenta-se um novo artefato a ser ponderado pelo professores e professoras,  a participação ampla dos mesmos nas decisões e discussões com vistas à probabilidade de disputar ao mandato de gestor escolar.
Contudo os apontamentos contidos nesse Caderno, acerca da gestão democrática, do planejamento participativo e da organização coletiva da ação docente no espaço escolar aspiram auxiliar na participação de toda a comunidade escolar na reescrita da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
Conforme solicitado, à questão do PPP deve reunir o colegiado para  propor  mudança e não simplesmente chegar e mudar, pois teremos que estudar as mesmas e os pontos positivos e negativos que  irá trazer para a comunidade escolar.
No entanto, há um destaque para a disposição do trabalho pedagógico escolar na totalidade da reescrita do PPP, pois conforma uma articulação  sequencial para as etapas e modalidades da Educação Básica. O mesmo cria e recria os aspectos culturais trazidos como sentido da reconstrução das identidades culturais, valorizando as raízes próprias do país. Toda via, pode-se ressaltar nos dispositivos legais, a unidade conceitual designada a orientar o trabalho pedagógico escolar na Educação Básica. A Constituição Federal no artigo 3º, inciso IV que delibera como um dos desígnios fundamentais da República Federativa do Brasil, “solicitar o bem de todos, sem convencionalismos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outro feito que gere discriminação.
Deste modo, a reelaboração da Proposta Pedagógica Curricular da escola determina que o estabelecimento de ensino  crie  espaços e condições para a conversação motivada na concepção das diferenças de percepções educacionais, metodológicas e avaliativas, existentes nos diversos  métodos docentes de uma mesma disciplina e entre as próprias disciplinas, com o alvo de buscar a integração plausível como referencial para a preparação do Plano de Trabalho Docente (PTD), de acordo com  os seguimentos da LDB(Leis de Diretrizes de Base).
Assim, a ação pedagógica no processo de ensino aprendizagem tem papel fundamental na transmissão da compreensão da realidade, não como universal e única, formal e abstrata distanciada do aluno, na qual rompe-se a possibilidade de comunicação, por meios de mecanismos discriminatórios, mas transformar a pluralidade cultural numa matéria prima de aprendizagem e reflexão.
Diante do que foi relatado faz-se necessário uma reorganização  escolar, melhorando as metodologias de ensino com formação constante do professor para o trabalho interdisciplinar, construção coletiva do currículo, PPP(Projeto Político Pedagógico), PTD (Plano de Trabalho Docente) com foco na formação integral do aluno, crítico e autônomo. O Ensino Médio nos moldes atuais trabalha os conteúdos de forma isolada, descontextualizada da realidade do aluno de forma hierárquica de professor para aluno. Este último fica passivo e receptivo, não sentindo  responsabilidade nenhuma  pela própria aprendizagem, ficando à mercê do conhecimento transmitido pelo professor no momento da aula. É preciso criar uma necessidade de pesquisa e busca por parte do aluno. Se não houver mudanças a escola continuará formando pessoas limitadas e sem autonomia para resolver conflitos. 
“Educar é então, um desafio, posto que se processa no interior de um embate entre interesses, dominação, exploração revelando a existência do poder e seu exercício sobre indivíduos, grupos ou sociedades tidos como diferentes. Educar tem sido o meio pela qual o diferente deve ser transformado em igual para que se possa submeter, dominar e explorar em nome de um modelo cultural que se acredita natural, universal e humano” (Gusmão, 2000).
Nas questões do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil e do Conselho de Classe Participativo, a maioria dos integrantes da comunidade escolar sabe da existência destas entidades corporativas da escola, mas não tem clareza da importância do mesmo na instituição. Poucas pessoas da comunidade escolar são comprometidas com as entidades citadas, devido às dificuldades encontradas perante as ações que deveriam ser tomadas no sistema.
Quanto ao conselho de classe, este tem suas particularidades, pois, deveria ter como objetivo avaliar e propor soluções para as questões pedagógicas  que os alunos tiveram no decorrer do ano letivo (trimestre ou bimestre) em algumas disciplinas. Mas, o que se nota e que a maioria dos alunos que estão em conselho não são por causa de dificuldades e sim por falta de compromisso com suas obrigações dentro do sistema escolar, deixando de fazer suas obrigações. E a discussão no conselho fica restrita à notas e conceitos já existentes.
No contexto histórico, a escola é uma instituição constituída pela modernidade e desenvolve uma função social fundamental na transmissão da cultura, de modo a entrelaçar as relações do universo educacional.
Em síntese, o  universo escolar é caracterizado por meio do estudo entre as culturas, para saber lidar com a pluralidade, reconhecendo os diferentes sujeitos socioculturais a fim de valorizar essas diferenças existentes.