Questões propostas e respondidas coletivamente pelo grupo de estudo
1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
R: A proposta seria realizar uma integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, onde a mesma está inserida, levando em conta ao direito a participação independente da diversidade econômica, social e cultural. Todos são desafiados a organizar o currículo do ensino médio.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
R: Segundo Paulo Freire, o termo empoderamento consiste na capacidade do indivíduo realizar por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer. Embora não realizamos uma abordagem junto aos alunos, acreditamos que isso pode acontecer desde que haja um processo de maturidade de ambas as partes (professores e alunos). Desta forma acontece a cidadania.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
R: A partir dessa fragmentação do Ensino Médio escolar, se delimitam caminhos diferentes em torno da classe social, redirecionando uma divisão do trabalho formando uma ilusão ideológica, pois na escola ainda existe um tipo único de escolarização, a formação do aluno continua a mesma.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
R: Acreditamos que são inúmeros os problemas na escola. Na estrutura física da escola há uma urgência por melhorias. Essas deficiências afetam o bom desenvolvimento de atividades de suma importância na prática docente. Dentre elas podemos citar: renovação e manutenção dos equipamentos do laboratório de informática, enriquecimento de recursos pedagógicos. Algumas reformas são necessárias dentro deste espaço, como arrumação do telhado, um caos nos dias chuvosos, a falta de espaço para a atividade física, a substituição de carteiras e cadeiras de algumas salas entre outros.
b) O que já foi feito para resolvê-los?
R: Já foi solicitado por parte da direção aberturas de novas turmas, foi criado novos espaços para práticas da Educação Físicas (salas de jogos), foi solicitados o aumento do porte da escola, algumas salas receberam carteiras e cadeiras novas.
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
R: Debate mais amplo com a sociedade sobre a nova escola do século XXI, (Educação Integral - através do projetos ofertados), fortalecer os canais de participação entre escolar, professores, alunos e comunidade. Os estudantes devem zelar pelo patrimônio escolar e ser orientados sobre a necessidade de conservar e colaborar com recursos sempre que necessário. Deve se ter plena consciência quanto ao uso de aparelhos eletrônicos, como o celular, com a participação de todo corpo escolar. Faz-se necessário o acompanhamento de cada aluno, quanto ao seu rendimento escolar e sempre que possível comunicar aos pais.