ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO – caderno 01 – etapa II

Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino fundamental e Médio

Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Nadir Teresinha Gatelli
Natiele Sehn
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli

A hora-atividade como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente
A LDB 9.394/96 prevê que seja reservado aos professores um tempo durante a sua jornada de trabalho, voltado aos estudos, reflexões acerca da prática, planejamento e avaliação. A Hora atividade é o espaço reservado aos docentes para a prática de tais atividades, bem como para estreitar a relação com a comunidade escolar, contribuindo desta forma para a melhoria qualitativa do processo educacional.
A hora atividade é também um momento onde a equipe pedagógica pode estar sentando junto com os professores e discutindo situações presentes no cotidiano escolar. Realizando o estudo de textos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem, discutindo medidas estratégicas de combate a evasão escolar, superação das dificuldades de aprendizagem, refletindo sobre o uso de diferentes metodologias, dentre outras ações. 
A organização da hora-atividade concentrada, realizada no estado do Paraná, é muito importante e produtiva, pois facilita a discussão metodológica pelos professores e a troca de experiências. O apoio dos professores pedagogos também é relevante, pois indicam e auxiliam na aprendizagem do uso das TICs durante a hora-atividade e posteriormente nas aulas.
A conquista da hora atividade é uma importante conquista do magistério público. É um tempo reservado no horário de trabalho dos professores, para que os mesmos possam repensar a sua prática, tirar suas dúvidas, planejar a ação pedagógica, tendo como foco o aluno e seu aprendizado.
Atualmente, com toda a informação que chega até os alunos exige que o professor se informe e busque mais conhecimento, e estratégias diferentes para as suas aulas, é neste momento que o professor pode fazer este trabalho, de se informar, formar,  e buscar respostas daquilo que o aflige em sala da aula.