Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.
Colégio Estadual Felipe Valentim e Colégio Estadual Lucy R. de Mello e Silva – Ilha do Mel
Orientadora: Juliana Miranda
Professores Cursistas: Carlos Henrique Ligiel Dias, Evelyn Ribeiro Silva, Janaina Juliana França Coradim, Kelly Cristina Brombratti de Araujo, Katharina Izabel Santos de Mattos
A organização do trabalho pedagógico perfaz por vários momentos do funcionamento escolar, pois ele deve partir do pressuposto de quem e para quem a escola está voltada para atender de forma eficaz e ampla todas as necessidades desses jovens que hoje compõem este espaço. Temos que pensar que fazemos parte de uma escola plural e temos que pensar em organizar nosso trabalho pensando nessas diferenças, sendo que de acordo com Miguel Arroyo pensar em diversidade, vai além de olhar para o outro de forma piedosa, mas no sentido da justiça social. Ainda de acordo com Arroyo, não se aplica aos excluídos, que estão à espera de migalhas ou de nossa caridade e sim na forma de um movimento social.
Para que se tenha um bom desenvolvimento, precisamos ter uma boa equipe sempre trabalhando em consonância, pois é necessário que todos tenham um bom preparo e também um bom relacionamento profissional, o que muitas vezes não presenciamos nas escolas.
O professor por estar em um contexto de diversidade necessita estar cada vez mais buscando qualificação e formação profissional, e cabe a Secretaria de Educação através de convênios com as Universidades oferecer a esses educadores a possibilidade de adquirir constantemente o seu aperfeiçoamento.
Dentro do espaço escolar a hora atividade é de suma importância para o bom andamento das atividades escolares, pois é um momento voltado para a preparação de materiais didáticos, conversa com o pedagogo e também realização de trocas com outros professores de diferentes áreas para a construção do PTD interdisciplinar.
Todas as etapas do trabalho pedagógico são muito importantes e relevantes para um bom desenvolvimento escolar, sabemos também que a participação dos discentes nessa construção da escola ideal deve ser trazida para a nossa realidade, mas sabemos que teremos que avançar significativamente em muitos critérios que ainda se encontram presos a burocracias que dificultam o funcionamento escolar.