A ORGANIZACÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÈDIO

COLEGIO ESTADUAL ANTONIO DE CASTRO ALVES _ Capitão L. Marques
A ORGANIZACÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÈDIO
Os professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio de Castro Alves abaixo descrito, coletivamente realizaram discussões sobre as ações e reflexões propostas no caderno I etapa II conforme segue:

Coordenadora: Maria das Graças Pilger

Professores: Beatriz Batista Nunes, Bruna, Leticia Dalcanalle, Claudia Luiza Perin Turatto, Denise Casola Nascimento, Fiorinda Moreira Pessatto, Gessica Micheli Jacques, Maria Glória Debona, Marina Tristone, Marines Kanieski, Neuza Terezinha Gnoatto, Nivaldo Fontanelli, Noely Maria Ost, Sandra Luiza Parolin, Sandra L. Pavan, Sandra Maria N. Favretto, Sonia Helena da Silva, Solange Grosseli Neves Paini, Alessandra Eliza Noschang.

1. REFLEXÃO E AÇÃO p. 20
Ao questionar os alunos de algumas turmas do Ensino Médio sobre os espaços de representação e participação na escola, apontando para os colegiados do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Conselho de Classe participativo obtiveram-se as seguintes respostas:
Alguns desconheciam a função destes e, principalmente em relação ao Grêmio Estudantil e ao Conselho Escolar, afirmaram que não sabem quem são as pessoas que fazem parte destes; Alguns afirmaram que já fizeram parte do Grêmio e também participaram do Conselho de Classe, mas que não são ouvidos; Alguns afirmam que não muda em, fazer parte ou não, porque não têm voz e nem vez.  Sempre prevalece a opinião e a decisão da direção, da equipe pedagógica e professores; Houve também quem se manifestasse sobre  a postura da direção e equipe pedagógica em relação a forma com que se aborda as situações problema,  os alunos indisciplinados, pois todos acabam ouvindo e arcando com as conseqüências como um todo. Pensam que não podem ser responsabilizados e que esses alunos deveriam receber sanções mais rigorosas porque interferem e prejudicam a aprendizagem dos demais; Em relação à organização do trabalho pedagógico, a maioria desconhece como ocorre e que documentos norteiam as atividades da escola (PPP, PPC, PTD, e DCNEMs). Em se tratando de gestão escolar ainda há um longo caminho a percorrer, pouco democrática, precisa-se de maior conscientização e sensibilização para desenvolverem sentimento de pertencimento e compromisso com a escola, de se envolveram nas ações e atividades da escola de forma coletiva. Onde todos possam se sentir incluso no processo.

2. REFLEXÃO E AÇÃO
VIDEO – MIGUEL ARROYO – A DIVERSIDADE
A diversidade e a pluralidade cons¬tituem um grande desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, pois é preciso vencer com certa urgência o preconceito e a exclusão de alunos do processo educacional, vencendo o Etnocentrismo, estereótipo, preconceito e discriminação que  são idéias e com-portamentos que negam humanidade àqueles e àquelas que são moldadas e fardadas como vítimas.Neste sentido a pluralidade e a diversidade precisam ser molas propulsora de nova organização do trabalho pedagógico.  A escola precisa refletir sobre a possibilidade um novo olhar sobre a diversidade. Registrando no Plano de Ação da escola destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Regimento Escolar e no Plano de Trabalho Docente. Pois, o “ etnocentrismo” “consiste em julgar, a partir de padrões culturais próprios, como “certos” ou errados”, feios” ou bonitos”, normais” ou anormais” os comportamentos e as formas de ver o mundo dos outros povos, desqualifi¬cando suas práticas e até negando sua humanidade funciona como um carimbo que alimenta os preconceitos ao definir a priori quem são e como são as pes¬soas. Outro significado da palavra “conceito” é “juízo” e, assim sendo, preconceito seria um “prejuízo” para quem o sofre, mas também para quem o exerce, pois não entra em contato com o outro e/ou a outra.

3. REFLEXÃO E AÇÃO
Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
Problema - Impactos Negativos e Ações:
Foram considerados problemas: Evasão Escolar; Reprovação Escolar; Distorção idade série; Aprovação por Conselho de Classe; Falta democratização nas tomadas de decisão (Gestão Escolar); Presença da família no espaço escolar e nas tomadas de decisões; Falta participação efetiva das instancias colegiadas na elaboração e execução dos documentos da escola; Planejamento Escolar, pouco compromisso e participação; Conselho de Classe fragmentado, pouco resultado; falta reconhecimento da Diversidade, há preconceito discriminação e por conta disso a exclusão social dos alunos.
Os Impactos Negativos: Baixo índice na qualidade do ensino aprendizagem da escola Despesas para a escola e estado; baixa auto-estima dos educandos, descrédito Baixo índice na qualidade do ensino aprendizagem da escola. Escola sem prestigio pela comunidade, pois alunos passam de ano sem aprender; gera insatisfação da comunidade escolar, pouco resultado na qualidade; dificuldade dos professores no processo de ensino/aprendizagem; qualidade pouco significativa; dificuldade dos professores no processo de ensino/aprendizagem; qualidade pouco significativa na execução das metas da escola; injustiça coletiva e individual.
As Ações propostas pelo grupo: Procurar conhecer a causa das evasões. Traçar junto à rede de proteção medidas que garantam a permanência dos alunos no espaço escolar. Procurar conhecer os sujeitos que está em sala de aula, sua realidade, sonhos e expectativas, para poder ajudá-los a realizar seus objetivos através do processo ensino aprendizagem, com metodologias que sustentam esta busca, através de ação reflexão e ação. Verificar em tempo hábil alunos com defasagem idade série para adequá-los conforme necessidade, ante de chegar ao ensino médio. Levantar os porquês da não aprendizagem, e ajudá-los a construir uma prática consistente que possa devolver a auto-estima e autoconfiança. Mudança de postura dos educadores com uso de novas metodologias, capazes de despertar o interesse pelo querer aprender de fato. Através da problematização, ação e reflexão e contextualização. Conhecer a realidade para poder transformá-la. A integração curricular e a elaboração do PTD num movimento que se faz para realizar reflexão e contextualização sobre o processo ensino aprendizagem. Conhecer a realidade para poder transformá-la. A integração curricular e a elaboração do PTD num movimento que se faz para realizar reflexão sobre as próprias práticas, muitas vezes repetitivas, portanto reiterativas de processos de exclusão. Ter maior conhecimento sobre a gestão escolar democrática e participativa. Tomada de decisões pelo coletivo escolar. Os docentes, os coordenadores pedagógicos e gestores escolares  criar as condições necessárias à organização de uma proposta pedagógica de convivência, para construir um ambiente social humano. Trazer a família de volta a escola nas tomadas de decisões e na elaboração dos documentos que regem a escola e na formação em ação. Dar às instancias colegiadas constituídas o direito de conhecer seu estatuto e poder agir junto com a comunidade escolar nas tomadas de decisões. Dar voz e vez a todos. Planejar as ações da escola pelo coletivo escolar e os PTDs de forma coletiva, por área de conhecimento e de forma interdisciplinar. Equipes Diretivas e Pedagógicas juntamente com seu colegiado planejam o Conselho de Classe que responda a alguns questionamentos: O que o estudante aprendeu o que ele ainda não aprendeu o que foi realizado para que ele aprendesse e, finalmente, o que pode realizar para que ele ainda aprenda. Possibilitando a superação da visão fragmentada desta prática permeada por pensamentos e ações que se repetem, sustentam e legitimam práticas pedagógicas excludentes. A diversidade e a pluralidade cons-tituem um grande desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, pois é preciso vencer com certa urgência o preconceito e a exclusão de alunos do processo educacional. Neste sentido a pluralidade e a diversidade precisam ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico, discutir formas de exclusão social que a escola faz,  pela cor, pobreza, falta de atenção, de reconhecimento do sujeito, o diferente. Falta conhecimento histórico social daquilo que sempre gerou preconceito e discriminação, de gênero, cor, etnia, gênero etc. Dar a todos o direito para ser cidadão mesmo sem ter poses. Verificar com urgência quem são os discriminados e reprovados em nossa escola, hoje. Ver a realidade para poder mudar. Educação a serviço da cidadania.

4. REFLEXÃO E AÇÃO
Relatório de participação no Conselho de Classe.
1-Quais foram os problemas levantados?
Turma indisciplinada, com dificuldades para concentração. Não cumprem tarefas. Não sabem o que vem fazer na escola, pouca participação da família na escola. Alunos sem hábitos de leitura, dificuldades para produção oral e escrita.
2-Quais os encaminhamentos propostos?
Reunião com pais para discutir importância da escola na vida dos educandos, e o compromisso de todos neste processo. Para alunos com dificuldade de aprendizagem fazer atendimento individualizado conforme dificuldade elencada. Mudança de hábitos e atitudes do professor, para que o aluno nele possa se espelhar. Propor diálogo aberto com alunos, fazer acordos e cumpri-los. Envolver os alunos com atividades prazerosas, desenvolver atividades de atenção, concentração, raciocínio e outro. Aprender a fazer leitura oral, silenciosa e coletiva. Todos os professores das disciplinas colaborarem com a leitura escrita e interpretação de situações problemas.
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
Problema é um fato, uma coisa que constatamos. Queixa é um ato, uma reclamação.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
O processo ensino/aprendizagem foi pouco questionado, apenas sugeridos propostas.
5-Quais foram às sugestões propostas?
Foi solicitado novo enfoque pedagógico, diante das queixas e dos problemas detectados. Professor ter clareza do que vai ensinar e para quem vai ensinai e como vai ensinar e os alunos saberem qual serão os encaminhamentos que serão realizados e de que forma serão analisados os resultados desta prática
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
Pouca abertura e tempo para professores discutir suas angustias. E tomar decisões favoráveis ao replanejamento de suas práticas.
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
O Conselho de Classe precisa responder a alguns questionamentos: O que o estudante aprendeu o que ele ainda não aprendeu o que foi realizado para que ele aprendesse e, finalmente, o que pode realizar para que ele ainda aprenda.
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
A secretaria da escola não registra em ata as decisões tomadas pelo conselho de classe, apenas o que vai ser feito durante o Conselho é citado em ata. A Equipe Pedagógica faz registro em folha própria das queixas e problemas do Pré Conselho que é levada para discussões e replanejamento das ações para o próximo bimestre.