Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio

COLÉGIO ESTADUAL PROFª LUIZA ROSS
GRUPO:
ANDERSON EMANUEL GAVIM
CLEICE APARECIDA LIMA FURIATO
EMERSON ANDRADE FÉLIX
LINDAMIR SEIBEL
MARCELO CESAR RIBEIRO
MARLON CRISTIANO BORBA
MARIUZA PEREIRA DE FREIRE
ZENILDA NEPOMUCENO DE ALMEIDA ROMANIO

Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
Partindo dos estudos realizados na etapa I, os fundamentos da formação humana integral, da valorização e da interpretação do planejamento participativo, em consonância com a formação continuada, poderão configurar um novo fazer pedagógico em nossas escolas. Esse fazer pedagógico buscará consolidar predominantemente a organização da vida escolar em termos educacional, social e político.
Para iniciarmos esta reflexão trazemos presentes as diferentes áreas do conhecimento que tem a intenção de propiciar o diálogo entre essas áreas, como também nas disciplinas e entre as disciplinas. As áreas do conhecimento são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas de forma a combinar os componentes curriculares, ou seja, os conteúdos do currículo organizados em formas variadas, tais como disciplinas, projetos, atividades de ensino, portfólios, etc. Isto nos remete a uma nova organização pedagógica levando em consideração todos os componentes curriculares, sem pretender de forma alguma extinguir qualquer disciplina.
Esta organização do trabalho pedagógico nos propõe um novo redesenho curricular com base nas DCNEM e com a participação efetiva dos docentes. Isto implica uma atuação cooperativa e conjugada dos envolvidos no processo, pensando, executando e avaliando o planejamento, trazendo sempre presente as dimensões: trabalho, ciência, cultura e tecnologia, a formação integral do estudante e a pesquisa como princípio pedagógico.
Fazer esta reflexão, leva-nos a emitir um novo olhar sobre a escola, sobre o planejamento, sobre os conhecimentos e sua forma de organização curricular, sobre a relação entre professores e alunos, sobre a gestão e sobre a avaliação a fim de encontrar um novo caminho que nos remeta a uma formação de qualidade nesta etapa final da educação básica.
A formação humana integral traz a articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano tendo como foco principal a diversidade cultural do nosso país para que a organização do trabalho pedagógico possa levar em conta a origem das famílias, reconhecendo suas diferenças culturais, especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias. (BRASIL/ MEC/SEPPIR, 2009, p. 23).
A escola apresenta uma trajetória de diversas tentativas de reconhecimento das diferentes juventudes tentando verificar quais são as influências da atuação docente nos jovens do Ensino Médio. Nora Krawczyk (2011, p. 756) afirma que “O sentido da escola para os estudantes está bastante vinculado à integração escolar do aluno e a sua identificação com os professores”. Diante a esta diversidade nos perguntamos: Como deve ser nossa organização pedagógica?
A partir da valorização e interpretação do planejamento participativo envolvendo o Projeto-Político-pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular, o Plano de Trabalho Docente, o Regimento Escolar e os Estatutos afins, tendo uma gestão participativa e fazendo uso da hora atividade será possível construir a realidade desejada, nos apontou o estudo deste caderno. O nosso grupo entende que a nossa realidade não está diferente, e que os desafios discutidos na reflexão em ação poderão dar o pontapé inicial ao redesenho curricular que se faz necessário em busca desta nova forma de organização pedagógica em nosso colégio.