Trabalho realizado pelo grupo de professores participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa - Matelandia PR
Em todo trabalho , primeiramente faz-se necessário que nós professores do Ensino Médio compreendamos as DCNEM, pois com a interpretação da mesma a construção e reorganização do nosso PTD e também do PPP certamente será mais eficaz e dinâmica, com maior chance de acertos e compreensão do mesmo.
Também nota-se que a construção de documentos escolares deve ser feita de forma coletiva, sempre com o intuito de atingir um público maior e com maior envolvimento de todos. Assim o trabalho em equipe na escola, onde todos se envolvam, desde o pensar, o elaborar e executar tarefas, projetos e documentos escolares(PPP e Regimento escolar), deve ser um processo democrático e que envolvam a todos.
A Organização do trabalho pedagógico na elaboração dos documentos escolares deve contemplar a Diversidade e Pluraridade, que constituem desafios na organização do trabalho pedagógico, por constituírem como uma parcela da sociedade taxada de excluídos. Que reivindica a luta por direitos e por inclusão social. Essa Diversidade só será realmente efetiva quando haver inclusão desses direitos nos Documentos Escolares , onde espera-se que o resultado desse trabalho seja garantir a aprendizagem e a socialização da cultura da vida e a transformação de conhecimentos e valores.