Organização do trabalho pedagógico escolar e o Conselho de Classe

Organização do trabalho pedagógico escolar e o Conselho de Classe

Profª. Ana Clara Bruschi
Profª. Kátia Regina Dalri Abdala
Profª. Luciana M. Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Profª. Tania A Lopes

“A dimensão educativa do Conselho de Classe Participativo pressu¬põe a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar em três momentos distintos, mas interdependentes: pré-conselho, conselho e pós-conselho.(...)” (BRASIL, 2014, p.20)

Compreendemos que a partir da nossa realidade, no CE Polivalente de Curitiba, a efetividade do Conselho de Classe Participativo, proposto na epígrafe ainda é um processo lento nas práticas da escola como um todo, pois no colégio temos o ensino fundamental, fase II, ensino Médio e EJA (ensino fundamental e médio). Sendo que o conselho de classe participativo iniciou no segundo semestre de 2014 apenas no ensino médio. No entanto, entendemos que há um avanço com relação à participação dos alunos, pois esta foi feita com todos da turma, e não somente com o representante de turma.
1-Quais foram os problemas levantados?
No conselho de classe participativo, o qual foi implantado no Colégio Polivalente no ano de 2014, para os alunos do Ensino Médio (noturno), questões importantes foram constatadas e reconhecidas através do conselho participativo como: quantidade excessiva de faltas dos discentes, falta de interesse pelo aprendizado, questões financeiras que dificultam a continuidade do ensino, desarticulação do trabalho com a aprendizagem, tempo insuficiente reservado aos estudos, questões familiares e consumo de drogas.
2-Quais os encaminhamentos propostos?
Durante o conselho apresentou-se aos alunos individualmente os problemas constatados pelos docentes durante o referido bimestre. Cada discente pode relatar suas dificuldades e firmar compromisso de buscar alternativas para melhorar as falhas e retomar os estudos de forma mais consistente. Relatou-se alguns problemas pontuais da turma em relação a disciplina e interesse, onde foram feitas propostas de conscientização e responsabilidade coletivamente entre os colegas de turma.
Os discentes tiveram a oportunidade de colocar sua opinião sobre formas de oportunizar e incentivar as aulas realizadas pelos docentes, relatando pontos de vista positivos e negativos em relação às aulas e o que poderia ser modificado no entendimento destes.
As sugestões e críticas sobre os encaminhamentos pedagógicos foram acolhidas e repensadas pelos docentes no intuito de beneficiar a aprendizagem e incentivar as práticas dos discentes.
3- Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
O problema é um ato que se constata como: as faltas excessivas (professores e alunos), o desinteresse pelo aprendizado, a indisciplina e quebra de regras institucionais (professores e alunos). As queixas provêm de reclamações de fatos corriqueiros que podem ser revistos e reavaliados cotidianamente, tanto por parte dos alunos como por parte dos professores, por exemplo, os alunos querem refrigerante na cantina, um aluno está alterado na sala de aula, um professor passou uma atividade julgada muito difícil pelos alunos.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
Foram feitas colocações principalmente sobre o não hábito de estudo, a falta de tempo para leitura formal ou informal, o desinteresse pelo aprendizado, principalmente dentro da sala de aula.
5-Quais foram as sugestões propostas?
Os alunos que freqüentam o ensino noturno em geral trabalham no comércio ou indústria e cumpre carga horária de 8 horas diárias, o que implica na redução significativa do tempo para dedicação aos estudos. As sugestões foram pequenos grupos de leitura dentro do período de aula e o compromisso da dedicação nos finais de semana de algumas horas para realização de atividades, trabalhos e estudo.
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
Os alunos puderam dialogar sobre as dificuldades que enfrentam durante o curso, a conciliação do trabalho – família – escola, deixaram sugestões aos professores sobre o que consideravam interessante nas aulas e o que trazia desinteresse. O professor pode fazer colocações de incentivo e também de críticas a respeito do aluno em sala de aula. O momento coletivo foi um ponto positivo, já que as situações levantadas e os compromissos firmados foram discutidos por todas as instâncias participantes.
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
O conselho de classe participativo poderia ser realizado com a presença do coletivo em todos os momentos, pois acredito que colocações feitas ou sugeridas no coletivo tragam mais benefícios ao grupo do que individualmente.
Incentivar a continuidade da experiência do Conselho Participativo, que foi feita ano passado e que foi um grande passo e que deve ser mantido. Proporcionar espaços e tempos para que professoras/es possam conversar sobre as turmas para identificar os problemas e pensar em estratégias em diálogo com as/os alunas/os, para solucionar os problemas; e planejar juntas/os seus conteúdos.

Salientamos, que durante o processo de elaboração deste trabalho (Abril/Maio 2015) a categoria de profissionais da Rede de Educação Básica do Estado do Paraná, encontrava-se em greve.

Referencias Bibliográficas
BRASIL. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.