REFLEXÃO E AÇÃO 1 Caderno I etapa II
Dizer que tudo no entorno da questão da diversidade e da pluralidade está superada, é um ingenuidade pedagógica. Temos discutido (por mais de uma década) e ainda estamos discutindo meio e metodologias que venham a considerar todos como iguais, e tenham a Escola como um espaço de direito em manifestar seus princípios e ideais. O que para as Escola torna essa questão mais complicada são as raízes tradicionais que historicamente a construíram.
Todo desafio deve ser considerado como uma oportunidade de renovação, e é o que nós professores buscamos fazer no nosso dia a dia. Superar paradigmas deve ser uma ação freqüente no processo de ensino e aprendizagem e o primeiro passo é cada um superar dentro de si os preconceitos caso contrário eles se manifestam na sua ação pedagógica. Essa superação somente ocorre através do conhecimento.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
Levando essas questões em discussão com os alunos, percebe-se que os mesmos acabam direcionando a mesma para questões pontuais, de relevâncias próprias e imediatistas. O que leva os professores a considerar que ouvir de forma demasiada os alunos e incorrer no risco de a Escola perder sua especificidade. Quando perguntado quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola? Responderam: Estrutura física (telhado) e problemas relacionados ao laboratório de informática. E na questão (b) temos poucas respostas a dar sobre o que já foi feito que se restringe a solicitar as reformas ao governo do Estado que é responsável pela manutenção do prédio. Na questão (c) o que cada um pode fazer para contribuir os alunos tem a consciência quanto a importância de zelar pela estrutura e manutenção dos matérias. Nessa questão podemos destacar as contribuições dos estudantes.
REFLEXÃO E AÇÃO 3
Problemas
Impactos negativos Ações
Elevado número de alunos em sala de aula Baixo rendimento escolar Melhor planejamento do governo
A falta de clareza do papel da escola Buscam muitos tipos de ajuda na escola (papel da família) Reunião para os pais,
Palestras,
Pré-conselho e pós-conselho
A desmotivação Baixo rendimento escolar Solicitar ajuda da família
Metodologias diferenciadas
Conversa com o aluno
Palestras
Falta de participação da família Desinteresse dos alunos
Baixo rendimento escola
Insistir em convites
Conscientização com palestras
Convocação quando necessário
REFLEXÃO E AÇÃO 4
Acredito que o conselho de classe é um dos campos em que Escola mais demonstrou sua capacidade de transformação. Já mais de uma década o Conselho de Classe é realizado em pré conselho, o conselho propriamente dito e pós conselho. No pré conselho são levantadas sugestões juntamente com os alunos que venham a aprimorar o conselho.
No Conselho de Classe são primeiramente elencados o perfil da turma e seus avanços como também os problemas da mesma quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Após são apresentados os problemas que são relevantes na aprendizagem de cada aluno. No fim são apresentadas propostas para a superação dos mesmos que são assumidas entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Gervásio Pauli