A organização do trabalho pedagógico como estratégia de reflexão e consolidação das relações entre os fundamentos das temáticas, referentes ao Ensino Médio, com objetivo de interpretar a importância da participação dos professores e coordenadores pedagógicos nessa organização, adquire relevância a partir de dois referenciais: o primeiro busca compreender e interpretar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, para a construção do redesenho curricular e da reescrita do Projeto Político-Pedagógico (PPP); e o segundo, fundamenta-se no princípio da gestão democrática da escola.
A formação integral do estudante do Ensino Médio deve ser o objetivo principal na elaboração, execução e avaliação do planejamento, tendo como parâmetros o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. O planejamento participativo parte de uma leitura do nosso mundo na qual é fundamental a ideia de que nossa realidade é injusta e de que essa injustiça se deve à falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana.
A organização do trabalho pedagógico da escola deve ser direcionada no contexto da diversidade cultural, na perspectiva de uma proposta de formação humana integral e de garantia do acesso à educação e ao direito à aprendizagem.
Privilegiar uma educação onde se constrói um processo de socialização e de formação valorizando a pluralidade cultural o respeito às diferenças de gênero, raça, etnia, orientação sexual; além de propiciar o diálogo com os diferentes conhecimentos científicos, filosóficos, políticos, artísticos, tecnológicos, culturais e econômicos, desencadeia a necessidade de reescrever coletivamente o Projeto Político-Pedagógico como construção da identidade da escola pública.
As reflexões, acerca da gestão democrática, do planejamento participativo e da organização coletiva da ação docente na escola devem ter por objetivo subsidiar a participação de todos os educadores na reescrita da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
De acordo com a instrução no 001/2015 – SUED/SEED: “ A hora atividade constitui-se em tempo reservado aos professores em exercício de docência para estudos, avaliação, planejamento, participação em formação continuada, preferencialmente de forma coletiva, devendo ser cumprida na instituição de ensino onde o professor esteja suprido, em horário normal das aulas a ele atribuído”.
Ainda segundo a instrução, “a hora atividade deve ser o momento em que o professor irá planejar ações e intervenções com base no diagnóstico da realidade escolar tendo como subsídios o PPP, a PPC, o PTD, o Regimento Escolar e o Plano de Ação da escola”. Neste sentido a hora atividade pode promover a transformação através da humanização do trabalho, como espaço de formação continuada e de discussão coletiva das ações e encaminhamentos pedagógicos, buscando a superação das formas alienadas do pensamento através das leituras e estudos. A Equipe Diretiva deve ser mediadora na interação com os professores na hora atividade e deve estar atenta, observando os problemas e dificuldades que se apresentam no decorrer do processo pedagógico, para que no coletivo, possam ser pensadas ações que busquem viabilizar a superação dos problemas e demandas da escola.
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BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio, Etapa II – caderno I.